Texto por Colaborador: Redação 20/01/2026 - 03:00

Lars Ricken concedeu entrevistas no aeroporto de Dortmund antes da viagem para enfrentar o Tottenham. Aqui estão algumas das declarações do diretor-executivo do BVB.

Transferência de Duranville do BVB se aproxima?

Sobre a situação de Julien Duranville, que deseja deixar o clube: "Obviamente estamos em conversas, porque ele está numa idade em que simplesmente precisa jogar. Ele não tem mais 16 ou 17 anos. Mas as negociações ainda não avançaram. Ainda não há decisão." Apesar dos rumores atuais de transferência para o FC Basel, o jovem belga viajou para o jogo da Champions League contra o Tottenham.

Satisfação com o atual elenco do BVB e seu desempenho

"Acredito que podemos estar muito satisfeitos com o desenvolvimento. Somos vice-líderes. Quando você considera que o Leverkusen estava 12 pontos à nossa frente no final da temporada passada – atualmente estamos dez pontos à frente deles. Mesmo que vençam o jogo adiado, ainda seriam sete pontos de vantagem. O Eintracht Frankfurt também estava à nossa frente. Atualmente temos cerca de 12 pontos de vantagem sobre eles. Isso mostra a evolução. Por melhor que seja tudo isso: ainda é melhor que não estejamos cem por cento satisfeitos. Poderíamos ter cinco, seis pontos a mais – por exemplo, no jogo de ida contra o St. Pauli ou contra o HSV. Estabelecemos alguns objetivos para a temporada: queremos pressionar o adversário, ser mais dominantes e marcar ainda mais gols. Falamos muito sobre a 'nota B', mas o desenvolvimento é bom. Equipe, treinador e ambiente ainda não estão cem por cento satisfeitos e é nisso que estamos trabalhando."

BVB interessado em Kaua Prates

Sobre o interesse do BVB no brasileiro de 17 anos Kaua Prates: "Conhecemos bem o jogador, é um jogador interessante. Mas isso também são apenas rumores por enquanto. Decidimos não dar um relatório de situação para cada rumor, já que no final muitos jogadores são constantemente associados a nós. Acredito que, em princípio, estamos bem posicionados nessa posição."

O Tottenham Hotspurs está em crise – justamente o adversário do BVB na Champions League: "Acredito que é um bom momento no sentido de que vai depender do momento de cada time – e esse momento favorece a nós agora. Mas é o décimo contra o décimo primeiro. Temos o mesmo número de pontos e a mesma diferença de gols. Quem acredita que isso será possível com menos de 100%, preciso dizer: isso não vai acontecer. Nós mesmos perdemos os últimos quatro jogos contra o Tottenham. Eles não perderam um único jogo em casa em competições europeias nos últimos 23 jogos e venceram 19 deles. Atualmente têm três vitórias na Champions League, todas sem sofrer gols. Será um osso duro para nós. Conhecemos a qualidade do elenco através de jogadores da Bundesliga como Tel, Kolo Muani ou Erik Chavi. Eles querem usar esta competição para voltar aos trilhos esportivamente."

Ricken quer final do BVB contra a Inter de Milão

Sobre a situação na Champions League, Ricken se manifesta: "Queremos obviamente recuperar os pontos que perdemos com o empate contra o Bodo/Glimt. Agora voamos literalmente com o vento a favor para Londres. Queremos vencer porque queremos essa 'final' contra a Inter. E queremos essa final não para talvez nos classificarmos para os playoffs, mas para nos classificarmos diretamente para as oitavas de final."

Sobre a discussão da qualidade de jogo do BVB, o diretor comenta: "Sempre ficamos surpresos quando nos acusam de falta de atratividade. Acredito que mostramos quase a temporada toda: quando o Borussia Dortmund joga, tem emoção. Isso foi particularmente interessante no primeiro turno – infelizmente muitas vezes também para a equipe adversária. O fato de termos marcado nossos gols após os 90 minutos duas vezes agora também é uma qualidade. Por outro lado, queremos obviamente vencer um jogo quando estamos na frente contra o Frankfurt. Também liderávamos por 2 a 0 contra o St. Pauli; são pontos nos quais precisamos melhorar. Amanhã será importante jogar de forma mais limpa no terço final. A qualidade dos passes precisa melhorar, porque estamos destruindo muitas situações e chances de gol. Quanto mais chances criarmos, maior a possibilidade de marcar mais gols."

O receio de que a falta de brilho no jogo eventualmente se reflita nos resultados também foi analisada por Ricken : "É uma qualidade quando você mantém a calma e marca os gols no final. Contra o Frankfurt não foi um gol de sorte, mas jogado com calma e objetividade. Agora tivemos um pouco de sorte com o pênalti no final. Precisamos estar conscientes de que isso nem sempre será assim. Nesse sentido, estamos alertados. Não teria nada contra se garantíssemos as vitórias antes."

Categorias

Ver todas categorias

A Bundesliga perdeu completamente a graça para você?

Sim

Votar

Não

Votar

4 pessoas já votaram