O Borussia Dortmund venceu a Copa DFB na noite de quinta-feira e pode reservar uma passagem para a Liga dos Campeões contra o Mainz 05 neste domingo. Uma temporada difícil seria definitivamente de sucesso para o BVB. Isso está intimamente relacionado à melhora do desempenho de Marco Reus. O atacante vem jogando em forma de gala há semanas e conquistou a nota máxima por sua atuação na final da Copa contra o RB Leipzig. "Para mim, pessoalmente, é um momento especial ter um troféu nas mãos pela primeira vez como capitão do meu clube do coração. Isso significa muito para mim", disse o jogador de 31 anos ao Bild am Sonntag.
Com o seu excelente desempenho frente ao Leipzig, o nativo de Dortmund também desmentiu todos aqueles que viam Reus como um jogador que não está presente nos momentos mais importantes.
O capitão não gosta de ouvir elogios sozinho. "Não é uma temporada fácil para nós, mas como nós, como equipe, lidamos com contratempos e empurramos uns aos outros novamente - isso só é possível se vocês tiverem uma equipe forte. E nós temos isso", disse Reus.
Um grupo de críticos eem muitos representantes da mídia que questionaram repetidamente o espírito da equipe. Claro, o fato de que ocasionalmente havia uma razão para isso não pode ser descartado de imediato. Nas últimas semanas, porém, o BVB vem explorando seu enorme potencial com maior regularidade.
Para Reus, especialmente o treinador Edin Terzic desempenha um grande papel nisso. "Mesmo com sete pontos atrás dos lugares da Champions League, ele ainda acreditou em nós e se motivou de novo a cada treino. Agora você pode ver o que é possível com esta solidariedade."
Claro, o BVB ainda precisa dar o último passo. Uma vitória sobre o Mainz ou no final da temporada contra o Bayer Leverkusen é definitivamente o suficiente para a vaga na Champions, assim como dois empates. "Depois da derrota contra o Frankfurt, foram iniciados os primeiros cantos de cisne da nossa temporada, seis semanas depois fomos vencedores da taça", disse Reus. Quando se soma a qualificação para a Champions League, a alegria e o orgulho são ainda maiores.