Texto por Colaborador: Redação 15/11/2023 - 03:09

Depois de duas derrotas consecutivas na Bundesliga, a sorte do Borussia Dortmund está a correr mal. Por que o BVB não consegue consistência em seu próprio desempenho? A lenda do repórter Marcel Reif também se fez esta pergunta, ao mesmo tempo que enviou um alerta urgente ao clube e não isentou o técnico Edin Terzic das críticas.

O Borussia Dortmund teve um fim de semana para esquecer. Devido às vitórias na competição e à própria derrota para o Stuttgart (1:2), o BVB saiu da classificação da Liga dos Campeões e atualmente está apenas na quinta posição na tabela. O ex-repórter de TV Marcel Reif não conseguiu explicar por que os auri-negros mostraram uma cara completamente diferente depois do forte desempenho na categoria rainha contra os suábios durante a semana.

“Vimos o que eles podem fazer contra o Newcastle”, disse ele ao “Bild”, mas não houve vestígios disso contra o VfB.

"Às vezes você pode ter um jogo ruim, mas eles ganharam assim recentemente. E pensei: agora eles deram o salto decisivo. Porque eles já têm qualidade", acrescentou Reif e completou, cheio de incompreensão: "Mas mentir nas suas costas assim em Stuttgart ou contra o Bayern uma semana antes..."

Não pode ser que o BVB só mostre total empenho nos jogos de topo e se deixe arrastar contra equipes como o Stuttgart, como alguns observadores suspeitam. “Então eles não teriam jogado tão [mal] contra o Bayern”, Reif descartou essa teoria.

Reif: O BVB tem que levar a situação a sério

“O BVB faria bem em levar a sério a situação atual”, alertou o repórter aos responsáveis e anunciou o objetivo: “O quarto lugar é a questão”. O técnico de 73 anos recomendou que o Dortmund não sonhe com um possível quinto lugar, que, dependendo do desempenho das equipes alemãs, poderá ser suficiente para se qualificar para a Liga dos Campeões.

Com o BVB atualmente instável, ele também não pode isentar Edin Terzic da responsabilidade, continuou Reif. “Um treinador não precisa de fazer mais - seja na liga distrital ou na Liga dos Campeões - do que tirar da equipe o que tem dentro”, sublinhou e acrescentou: “E se eles não tivessem mais, tudo bem. Mas como eles têm mais, estamos diante de um fenômeno em Dortmund".

Terzic ainda conseguirá fazer as coisas andarem e consertar a “inconsistência sistêmica”? De acordo com Reif, o treinador “melhorou muitos jogadores”, mas a lenda do repórter deixou em aberto se ele conseguiria “retirar a dor”. Em vez disso, Reif indicou que o treinador poderia estar disponível caso o quarto lugar corresse sério perigo. “Então eles vão jogar tudo ao mar”, alertou Reif.

Como empresa comercial, a qualificação para a Liga dos Campeões é “indispensável, sem quaisquer restrições, com muitos milhões de rendimentos”. (via Sport.de)