Texto por Colaborador: Redação 07/06/2024 - 00:05

O Real Madrid é novamente vencedor da Liga dos Campeões. Pela última vez, a temporada decorreu no formato antigo, com oito grupos de quatro na fase preliminar. A partir da próxima temporada, muita coisa será diferente na principal competição do Velho Continente. A fase de grupos não acontecerá mais na sua forma habitual. Também há significativamente mais jogos chegando. 

32 equipes, divididas em oito grupos da fase preliminar, duelam em seis rodadas pela participação nas oitavas de final - era assim que era. (Quase) tudo será diferente na Liga dos Campeões para a temporada 2024/2025. Mais participantes (36 no total), mais jogos e um novo modo de fase preliminar: todos os torcedores terão de se preparar para uma experiência completamente nova no próximo ano.

A reforma da liga de elite da UEFA já teve impacto na atual temporada, em que o Real Madrid voltou a sagrar-se campeão frente ao Borussia Dortmund (2-0). Já faz algumas semanas que está claro que a Bundesliga enviará um total de cinco (em vez de quatro) representantes para a corrida na próxima temporada.

Ainda mais participantes, vaga adicional para a Bundesliga

A partir da próxima temporada, 36 equipes participarão da Liga dos Campeões, em vez das 32 anteriores. Duas das vagas iniciais adicionais serão concedidas a duas equipes das ligas cujos participantes da Copa da Europa tiveram melhor desempenho na temporada anterior. Além da Serie A, cujo quinto lugar titular já estava fixado há muito tempo, a Bundesliga também garantiu os pontos de que necessitava no ranking anual da UEFA. Bayer Leverkusen, VfB Stuttgart, FC Bayern, RB Leipzig e Borussia Dortmund estarão na UCL da próxima temporada.

O novo modelo

A fase de grupos anterior não existirá mais no futuro. As 36 equipes são então classificadas em uma tabela geral. Estes são divididos em quatro grupos com nove equipes cada, que jogam entre si sem partida de volta. Cada participante tem garantidos oito jogos (quatro em casa e quatro fora). Todos os resultados são refletidos na tabela geral: os oito primeiros se classificam diretamente para as oitavas de final. As equipes classificadas de 9º a 24º avançarão para uma fase intermediária com jogo de volta, e os vencedores dos oito duelos também avançarão para as oitavas de final. O sistema então continua no modo familiar.

Antecedentes da reforma

A competição mais lucrativa tem estado sob pressão crescente nos últimos anos devido aos planos de criação de uma Superliga com os melhores (e mais ricos) clubes europeus. Portanto, a associação teve que encontrar uma maneira de aumentar a receita – em vez dos atuais 125 jogos, serão disputados um total de 203 jogos por temporada a partir de 2024. Mais jogos significam mais dinheiro para a UEFA e para os clubes, que podem gerar mais receitas com dinheiro da televisão, patrocínios e venda de bilhetes. Além disso, segundo alguns observadores, a tensão no final da fase de grupos era administrável quando muitas decisões já tinham sido tomadas após quatro ou cinco dos seis dias de jogo. Os responsáveis esperam que o modo de liga abrangente dê a todos os jogos da fase preliminar um maior significado desportivo.

A nova Liga dos Campeões como "Monstra"

Em Abril de 2021, a UEFA já tinha apresentado um primeiro projeto de reforma da Liga dos Campeões. Isto estipulou que algumas equipes se classificariam todos os anos, independentemente do seu desempenho nas ligas nacionais. FC Bayern, Real Madrid, Manchester United e companhia teriam participação garantida na competição mesmo em períodos de fragilidade desportiva. Além disso, foram planejados dez em vez de oito jogos até a fase de mata-mata – para dar ainda mais segurança no planejamento aos clubes participantes.

Houve então fortes críticas. Axel Hellmann, porta-voz do conselho do Eintracht Frankfurt, alertou contra a “criação de um monstro” que prejudicaria completamente o equilíbrio financeiro entre os clubes. No final das contas, a Federação Europeia de Futebol cedeu em maio e ajustou novamente a reforma. A carga sobre os jogadores aumentará de qualquer maneira: um finalista joga atualmente 13 partidas na Liga dos Campeões – no futuro poderá chegar a 17 se a equipe tiver que completar a rodada intermediária adicional.

Liga Europa e Conference League também com 36 times

Mudanças de formato semelhantes à Liga dos Campeões serão introduzidas na Liga Europa, onde também serão disputados oito jogos na fase da liga, e na Liga Conferência Europa (ainda seis jogos na fase da liga). Ambas as competições incluirão 36 equipes de 2024.

 

via sportbuzzer