Texto por Colaborador: 13/09/2021 -

O presidente da Liga Nacional de Fútbol Profesional, a associação responsável pela administração das duas ligas profissionais de futebol da Espanha, Javier Tebas é um dos pesos-pesados ​​absolutos do futebol mundial. O mandatário de 59 anos comentou sobre os últimos desenvolvimentos no esporte. Especialmente no Paris Saint-Germain e no Borussia Dortmund.

Tebas atacou o principal clube francês PSG e defendeu o Real Madrid. “Temos que ter cuidado. Existem influências boas e existem más influências”, alertou Tebas segundo o “AS ”. Sesgundo ele, o clube não recebe "subsídios ou contratos de patrocínio inchados", mas apenas o dinheiro que eles próprios geram. "Isso é legítimo", disse o comandante de La Liga.

O PSG, que obtém grande parte de seu enorme capital do emirado do Catar, por outro lado, está causando uma "falsa inflação". “O PSG paga 500 milhões de euros em salários e perdeu 400 milhões de euros com a pandemia. Eles perderam 50% do seu valor. O que eles fazem é economicamente impossível”, explica Tebas. No verão, o PSG contratou os craques Lionel Messi, Sergio Ramos, Gianluigi Donnarumma, Georginio Wijnaldum e Achraf Hakimi, supostamente por salários às vezes astronômicos.

Por outro lado, o clube teria rejeitado uma mega oferta do Real Madrid por Kylian Mbappé. “É incompreensível que alguém perca 400 milhões de euros e pague 500 milhões de euros em salários e depois possa rejeitar ofertas como a de Mbappé”, diz Tebas, surpreso.

Tão surpreendente, porém, é como o chefe da liga avalia as possibilidades do Real Madrid: "Você vendeu jogadores por 200 milhões de euros. Você tem dinheiro no banco para comprar Mbappé e Haaland." Há muito que se diz que o Real está interessado no atacante Erling Haaland, de Mbappé e do BVB. Para Mbappé, o Real deveria até ter oferecido 200 milhões de euros neste verão, mas fracassou. Em 2022, o francês deveria se mudar para os espanhóis de graça, mas depois receber um salário insano.

Haaland teria permissão para deixar Dortmund no próximo verão por cerca de 75 milhões de euros. Os ganhos do norueguês também devem ser principescos. Também surpreendente: Em vez de 200 milhões de euros, o Real vendeu jogadores por "apenas" 75 milhões de euros e investiu cerca de 30 milhões de euros deste rendimento para Eduardo Camavinga. O cálculo de Teba parece extremamente positivo.