Queda na audiência da TV dá um sinal de alerta para o futebol alemão

Texto por Colaborador: 04/09/2020 -

O Coronavírus ainda mantém os estádios de futebol firmemente fechados e sob controle. Jogos fantasmas, sem público seria de se pensar no aumento da audiência para TV. Em comparação com o passado recente, as avaliações parecem ter um aumento. Mas se você olhar para a final da Champions League 2020 com outras finais com participação alemã, você verá uma clara tendência de queda.

No penúltimo domingo da ZDF, 12,79 milhões de pessoas assistiram à final da Liga dos Campeões entre o Bayern de Munique e o Paris Saint-Germain. "A final foi o evento esportivo do ano. Estamos satisfeitos que quase 13 milhões de telespectadores viram este emocionante jogo na ZDF", disse o diretor de esportes da ZDF Thomas Fuhrmann ao SportBuzzer . A final foi o "programa de TV mais assistido de 2020". Outros 1,04 milhão de telespectadores assistiram à final na emissora de TV paga Sky , a DAZN não divulgou números.

Se você comparar essas taxas com as dos anos anteriores, os números são bem interpretados. De acordo com o medidor de cotas , 9,63 milhões de pessoas assistiram à final entre Liverpool e Real Madrid em 2018 na ZDF , entre 2017 e 2014 o valor se estabilizou entre 9,72 e 7,44 milhões de entusiastas do futebol - tudo sem a participação de um time da Bundesliga. Em 2013, quando o duelo alemão entre Borussia Dortmund e Bayern Munich, 21,61 milhões de torcedores assistiram. Certamente, os dois maiores times de torcedores da Alemanha estiveram representados na final da Liga dos Campeões da época - mas houve quase o dobro de espectadores deste ano.

Em Lisboa, local da final em 2020, não foram permitidos espectadores no estádio, nem milhares de torcedores deslocaram-se à capital portuguesa sem ingressp. A exibição do público em telas grandes também caiu neste verão. Tendo em vista o fato de que a maioria das pessoas se reunia em seus próprios aparelhos de TV em casa, a cota de pouco menos de 13 milhões de telespectadores parece ser bastante baixa. O show esportivo ARD também sofreu perdas recentemente. 4,81 milhões de pessoas assistiram à Bundesliga no sábado antes da pandemia, entretanto o valor caiu para 3,3 milhões de espectadores após o intervalo forçado. Depois disso, a cota aumentou novamente para cerca de quatro milhões de espectadores.

Quais são as razões disso? Alguns falam em protesto pela exclusão dos estádios, outros dizem que os diversos fornecedores estão arruinando o mercado. Outros acham que a Bundesliga se tornou muito chata. Assim, o Bayern Munich pode ter sido um fardo para alguns fãs de futebol com o seu oitavo campeonato consecutivo. Mas qual seria a desculpa para a Champions League?

Vamos olhar para o passado. As finais da Champions com participação alemã tiveram significativamente mais espectadores antes de 2020. O A final em 2012 entre Bayern e Chelsea foi seguido por 16,77 milhões de telespectadores na TV gratuita ( sábado 1 ) - e Munique e provavelmente metade da Alta Baviera estiveram no palco público, caso contrário, a taxa seria de cerca de dois até três milhões de telespectadores em televisores domésticos foram maiores. E: A final de 1997, quando o Borussia Dortmund ganhou contra a Juventus, foi assistida por 15,26 milhões ( RTL) Na década de 1990, entretanto, o futebol tinha significativamente menos interessados ​​do que hoje. A este respeito, pode-se dizer que o futebol na Alemanha está perdendo torcedores e simpatizantes. As razões podem ser diferentes, mas quando chefes de TV e dirigentes de clubes do Bayern sugerem que o futebol ainda é um criador de tendências e atrai torcedores com um espetáculo, essas declarações de relações públicas podem certamente ser questionadas.

Categorias

Ver todas categorias

O BVB acerta em renovar com Sebastian Kehl?

Sim

Votar

Não

Votar

131 pessoas já votaram