BVB.de / Oficial SiteA imprensa europeia foi unânime em apontar a superioridade do Manchester City na vitória por 4 a 1 sobre o Borussia Dortmund, no Etihad Stadium, pela Liga dos Campeões. O desempenho da equipe de Niko Kovac foi amplamente criticado, com veículos destacando a falta de ambição e o baixo nível de competitividade do time alemão.
De acordo com o Süddeutsche Zeitung, tudo pareceu “pouco ambicioso” por parte do BVB até a substituição quádrupla aos 67 minutos, o que permitiu ao Manchester City alcançar uma “vitória incontestável”. A publicação afirmou que a equipe foi “desiludida no geral” e destacou que se esperava ao menos uma defesa sólida. “O BVB foi tão passivo nos duelos quanto no primeiro tempo contra o Bayern”, apontou o jornal, que também observou que o time mostrou moral, mas agiu “muito indeciso” em sua tentativa de reação.
O WAZ classificou a partida como um “jogo altamente unilateral”, no qual ficou evidente “quase uma diferença de classe”. A análise indicou que o Dortmund não teve “mordida completa”, com laterais sobrecarregados, falhas defensivas e ataque inoperante durante boa parte do jogo. Para o jornal, desde o início estava claro que seria “uma noite difícil para o BVB”.
No FAZ, Daniel Theweleit descreveu o Borussia Dortmund como um time “inofensivo”, que foi exposto pelos ingleses. Ele destacou que, na Liga dos Campeões, a equipe já sofreu onze gols — com apenas três participantes em situação pior. “É surpreendente que nem a dúvida nem os sintomas de crise sejam reconhecíveis em Dortmund”, escreveu. “O Dortmund não consegue jogar um jogo de futebol realmente convincente há muito tempo.”
Segundo o jornalista, o time atinge seus limites de qualidade diante de adversários como Bayern de Munique, Juventus, Leipzig ou Manchester City. Guirassy tem sido o jogador capaz de esconder as fragilidades, mas “se estiver em baixa, como está no momento, ninguém pode intervir”. Theweleit também apontou que Fábio Silva tem sido “uma grande decepção até agora”, e lembrou que o BVB ainda enfrentará Villarreal e Bodö/Glimt, ambos sem vitórias na competição.
Já o Die Zeit destacou que a defesa anteriormente sólida do Dortmund “atingiu seus limites”. Embora Gregor Kobel tenha feito boas defesas, o jornal observou que a equipe mostrou muito comprometimento, mas foi simplesmente “dominada pelo ataque do Manchester City — não apenas com Erling Haaland”.
Por outro lado, o Kicker apresentou uma visão um pouco mais branda. A publicação reconheceu que o BVB teve “boas fases no jogo” e começou “bem acordado”. No entanto, após o Manchester City assumir o controle e abrir 3 a 0, a equipe alemã não conseguiu reagir com força. Mesmo após o gol de Waldemar Anton, o Dortmund mostrou “falta de penetração” e permaneceu “sobrecarregado” durante todo o confronto.
07/12
15:50
Dortmund supera Hoffenheim e se mantém firme na briga pelo G-4
07/12
15:30
Borussia Dortmund 2 x 0 Hoffenheim
07/12
05:00
Negociação esfria e Campbell deve permanecer no mercado
07/12
04:00
Füllkrug sinaliza retorno e Wolfsburg ganha a dianteira na disputa
07/12
03:00
Tigges relembra passagem pelo Borussia e elogia dedicação de Haaland
06/12
12:00
Borussia Dortmund x Hoffenheim: escalações, onde assistir e arbitragem
06/12
11:40
Três clubes da Bundesliga monitoram zagueiro revelação do futebol galês
06/12
11:30
Olheiros do Borussia Dortmund marcam presença em duelo do futebol dinamarquês
06/12
11:00
BVB feminino empata com o Colônia e fecha primeiro turno em segundo na Regionalliga West
06/12
05:00
Atuações de Bellingham geram conversas nos bastidores do Borussia Dortmund
06/12
04:00
Marco Reus, ídolo do BVB, estreia como analista de televisão
06/12
03:00
Atacante do Hoffenheim comenta especulações sobre interesse de gigantes alemães
06/12
02:00
Gigantes europeus disputam jovem prodígio do futebol húngaro
05/12
18:50
Barcelona favorito por Schlotterbeck, mas tem dúvidas sobre adaptação tática do zagueiro
05/12
12:38
Kovac projeta duelo duro e pede foco para conquistar três pontos contra o Hoffenheim
05/12
11:21
Interesse do Chelsea esquenta debate sobre o futuro de Guirassy no Dortmund
05/12
11:10
BVB segue atento à evolução de Diant Ramaj e avalia próximos passos para o goleiro
05/12
05:00
Schlotterbeck hesita em renovar e a pressão aumenta nos bastidores do Dortmund