Texto por Colaborador: 04/07/2017 -

Blog do Breno - Olà meus amigos, sejam bem-vindo mais uma vez ao meu hulmide blog. Hoje na minha coluna quero falar de 20 anos atras: 1997.  Foi quando vi pela primeira vez o Borussia. Até entao eu só sabia os principais nomes da europa; Real Madri, Barcelona, Juventus, Milan, PSG, entre outros, era dificil ver o campeonato alemão. Eu nao tinha tv a cabo e havia o programa da band de domingo que transmitia esporte o dia inteiro, quando televisionava uma partida do campeonato alemão era sempre aquele time vermelho. Era dificil falar de outros nomes. Eu tinha 11 para 12 anos de idade, gostava de futebol e assitia muitas partidas. 

Nāo tinhamos tanta informação como hoje dos principais jogos da Europa.  Eu continuo sendo corintiano. Mas, como eu gosto de torcer e tenho simpatia pelo galo, em minas, queria gostar de um clube de fora. Tinha muitas equipes boas no velho continente, mas nenhuma me seduzia. A maioria dos garotos de colégio e até hoje são Real ou Barca e tem aqueles que gostam da Juve. Mas, queria um clube que me desse prazer. Foi ai entāo que me apareceu um clube amarelo e preto na minha vida.

Nāo tinha muita informação sobre o Borussia Dortmund. E comecei a pesquisar. E, tentando fazer uma pesquisa, ainda não encontrava muita coisa, pois a internet não era como hoje, rapida veloz e tem o pai dos burros, o google. Entretanto eu achei algumas coisas. Nos anos 90 foi um grande periodo do clube aurinegro, algo avassalador. O time era uma máquina. Mesmo assim, aqui o que existia era daquele time vermelho.  Mas, a primeira vez que vi o Borussia jogar, foi na casa de um amigo, a gente sempre tem aquele amigo soberbo. ele tinha varias coisas do Manchester. Ele falava que os diabos vermelhos iam golear. Ele tinha falado, que no primeiro jogo esse time alemāo teve sorte. e aceitei o convite depois da escola.

Entāo, o jogo comecou, e os Diabos Vermelhos atacavam e atacavam sem fazer cerimônia e ele torcendo. Eu me lembro que ele falava torce junto comigo! Mas por dentro eu via aquele time se esforçar e lembrava de mim. Mas, para nāo ir contra até torci junto, mas por dentro eu sabia qual time eu queria torcer a distância, esse time amarelo e negro. Depois do jogo, ele estava triste, e eu por dentro feliz. No dia seguinte na aula de esporte quando eu fiz o gol, estava no time ao contrario do meu amigo, eu gritei é do Chapuisat, e ele ficou muito bravo. 

Na mesma semana, em minha casa conseguimos colocar a nossa primeira tv a cabo, a TVA, muito antigo mesmo, nem deve mais exister mais. Mas, naquela época era o máximo. E aí comecei a ter mais informação sobre o Borussia. O que é o Borussia, quem eram os jogadores e por aí vai. A minha primeira camisa do Borussia me custou para achar, nem lembro, foi meu pai que me deu, foi uma de 1999. Eu inssiti muito. Como pai faz de tudo, procurou e achou e fiquei muito feliz. Hoje em dia tem vários sites de compra de camisa de futebol, mas naquela época, ainda mais o Borussia era algo muito dificil. 

Eu me lembro daquele dia épico no dia 28 de maio de 1997. Eu pedi para o meu pai desmarcar uma consulta que eu tinha para ver a final. E quando eu li, que a Juventus ja tinha ganhado do Borussia uma final, eu estava apreensivo, bem nernovo, parecia o Corinthians que ia jogar. Quando o Borussia abriu o placar e depois aumentou fiquei um pouco aliviado, porém quando diminuiram voltei a ficar nervoso. Mas, faltando 20 minutos, o gol final deu uma aliviada. E foi assim, que comecei a ter um carinho pelo BVB.