Texto por Colaborador: 13/12/2021 -

Blog da Muralha Amarela - Olá amigos auri-negros, sejam muito bem-vindos a mais uma coluna. Espaço esse para falar do nosso querido BVB. Aqui, todas as opiniões são válidas. Também esperamos respeito ao próximo, sem xingamentos e ofensas. Concordar ou discorda é o que engrandece o debate. Sem mais delongas, o tema da semana é: Qual é a obrigação a partir de agora?

Depois de chegar nas quartas de final do ano passado na Liga dos campeões, e com a chegada do novo treinador – Marco Rose -, se esperava um novo time dentro de campo. Mas o que se vê ainda é uma equipe com muitos erros, e uma defesa que aumentou na média de gols sofridos. Somado a isso, veio a desclassificação na fase de grupos da Liga dos campeões nesse ano.

O time se recolocou ali na segunda posição nacional, já que ano passado foi muito de altos e baixos, mas no fim a quarta colocação e a Copa da Alemanha meio que salvaram o ano auri-negro. Só que o primeiro ano de Rose está sendo mais conturbado do que esperado, e vemos algumas críticas até de Marco Reus questionando a tática do time.

Esse ano está pior que o ano passado? Em partes sim. Uma desclassificação na primeira fase, e como foi – duas derrotas para o Ajax e uma derrota para o Sporting -, sendo que o time holandês deu uma aula de futebol. O mesmo time que ano passado chegou depois de algum tempo numas quartas, e teve muitas chances de ir a uma semi.

Entender que o primeiro ano de um técnico é sempre visto como uma adaptação, e mesmo que já esteja inserido no local – já estava na Alemanha -, já que Rose treinava o Gladbach, e mesmo assim tem uma mudança e é preciso respeitar. Além disso, os problemas que vinham com outros técnicos – Favre e Terzic -, se acentuaram.

Quando se treina uma equipe como o BVB, terá cobranças, é um time grande, e que precisa recuperar e voltar a conquistar. O golpe foi duro, é preciso reencontrar o equilíbrio. Copa da Alemanha e a Liga Europa está aí. Qual a obrigação, o papel do BVB nessas competições? Ainda tem a Bundesliga, que o time está brigando.

Obrigação de ganhar a Copa da Alemanha, ou da Liga Europa? Sem Bayern, qual o protagonismo do BVB para a Copa? Ainda não tenho uma resposta objetiva. E para vocês qual a obrigação que BVB tem a partir de agora?

Por Breno Benedito