O Borussia Dortmund despediu-se da curta pausa de inverno com uma vitória. O fato da vitória por 3-1 em Wolfsburg ter sido um bálsamo para a alma do BVB. É exatamente nisso que Nuri Sahin deve se basear agora.
Calçadas meias grossas, xícara de chá quente, prato de biscoitos, TV ligada e desligada no sofá. Especialmente hoje em dia, as suas quatro paredes estão assumindo um significado totalmente novo. Uma olhada na tabela da casa revela o quanto o Borussia Dortmund ama sua sala, o Signal Iduna Park. O BVB nos cumprimenta no topo da tabela e está um ponto à frente do Bayern.
Mas também se enquadra na analogia do Natal: durante as férias, você tem que sair de vez em quando para fazer uma visita educada a seus parentes, às vezes não amados. Talvez até para os sogros, cuja sala não é nada aconchegante e aconchegante. Os Pretos e Amarelos não fogem à regra, o Borussia simplesmente não se sente em casa num país estrangeiro, cinco pontos significam o 13º lugar na tabela correspondente.
Programa alarmante do segundo tempo
A fraqueza fora de casa é um tanto escondida pelos três pontos que o Dortmund conquistou no último jogo do ano na Bundesliga, em Wolfsburg. Mas há outro fato oculto na divisão casa/fora que deve disparar o alarme para o BVB. Quase todos os principais clubes já foram convidados no Strobelallee 50 (endereço aurinegro) nesta temporada, o que, por outro lado, significa que os jogos fora de casa correspondentes acontecerão após as férias de inverno.
O fato de o Bayer Leverkusen visitar o Dortmund para o penúltimo jogo da primeira eliminatória, na primeira rodada do próximo ano, enquadra-se na imagem. A segunda mão em Leverkusen será algo como o acorde final de uma segunda metade da temporada extremamente desafiadora.
A abertura imita o jogo em Frankfurt, na 18ª rodada. Segue-se o pequeno Revierderby na Castroper Straße em Bochum, bem como jogos em Leipzig, Freiburg, Munique e, finalmente, como mencionado, Leverkusen. Sahin ainda está de olho no objetivo sacrossanto de longo prazo de se classificar para a Liga dos Campeões, apenas dois pontos atrás do quarto colocado RB Leipzig.
Sahin tem que entregar
O treinador novato agora tem que entregar depois do Ano Novo. Novos funcionários poderão ser disponibilizados a ele para esse fim. Acima de tudo, a enxurrada de lesões na defesa tornou óbvias as lacunas no elenco. Seria inimaginável se Nico Schlotterbeck tivesse sofrido uma lesão mais grave frente ao FC Barcelona.
Mas Sebastian Kehl and Co. também manterá os olhos abertos para outras áreas da equipe. No final, Sahin é o responsável. Se ele não encontrar um contra-feitiço para a maldição fora de casa, o acordo-alvo central em seu contrato e, portanto, a garantia de emprego serão abalados mais rápido do que ele gostaria.
via FT