Texto por Colaborador: Redação 24/11/2022 - 11:54

O Borussia Dortmund venceu o primeiro de três amistosos do Tour Asiática 2022: Donyell Malen com um hat-trick no primeiro tempo, Samuel Bamba (2), Julian Rijkhoff e Justin Njinmah marcaram os gols do BVB na vitória por 7-2 sobre o Lion City Sailors, em Singapura.

Contra a equipe da Premier League de Singapura, que havia se tornado campeã em 2021 e vice-campeã em 2022, o técnico do BVB, Edin Terzic, enviou uma equipe complementada por quatro jogadores sub-23 em campo. Os doentes Marco Reus e Mats Hummels não estavam no plantel, mas ainda se mostraram aos adeptos e deram autógrafos.

Os quase 10.000 espectadores no lotado Estádio Jalan Besar, em Singapura, viram como o BVB assumiu o controlo desde o início e colocou os anfitriões em apuros com oportunidades a cada minuto: primeiro, um belo remate de longa distância de Marko Pasalic pouco depois do poste direito (10.º), depois Moritz Broschinski não conseguiu pressionar depois de uma combinação sobre Malen e Jayden Braaf no poste esquerdo (11.º). O goleiro Adib Nur Hakim segurou contra Ole Pohlmann (12.). Depois de um remate ao poste de Félix Passlack aos 18 minutos, o jogo perdeu ritmo, tendo sido inicialmente adiadas novas oportunidades de golo.

Aos 32 minutos, os torcedores do BVB finalmente puderam comemorar pela primeira vez: Malen queria dar uma assistência, mas seu chute foi fingido por um defensor e a bola rolou sobre a linha para uma vantagem de 1 a 0. Apenas três minutos depois, o atacante deixou dois defensores saírem e aumentou com um chute por baixo da trave para 2 a 0. Aos 38 minutos, Pasalic falhou novamente com um remate de longa distância, e Malen quase marcou o seu terceiro golo do dia um minuto depois, quando falhou um passe cruzado. Malen completou o hat-trick aos 45 minutos, após uma assistência de Braaf.

No segundo tempo, Terzic mudou nove vezes, apenas Felix Passlack e Pohlmann permaneceram em campo. O suplente Rijkhoff surgiu após a mudança de equipa para a primeira boa oportunidade, mas falhou aos 50 minutos um cruzamento de cabeça. Três minutos depois, um remate do príncipe Aning foi bloqueado e novamente Rijkhoff não conseguiu colocar a bola na baliza com um remate da rotação (60.). Samuel Bamba foi o responsável pela vantagem de 4-0, marcando aos 64 minutos, após um cruzamento de Njinmah. Quatro minutos depois, os anfitriões marcaram 4 a 1, quando Gabriel Quak bateu rasteiro no canto inferior direito. Mas, novamente, apenas quatro minutos depois, Bamba restaurou a antiga lacuna: após uma tentativa bloqueada, ele conseguiu ampliar a vantagem para 5:1 com um tiro extra.

Sete minutos antes do fim, Aning testou o goleiro adversário com uma cobrança de falta perigosa. Depois de um passe cruzado, Rijkhoff só precisou de colocar o pé no chão aos 84 minutos: a meia dúzia do lado do BVB estava cheia, mas as pretas e amarelas ainda não tinham o suficiente. Njinmah marcou com um remate rasteiro de 16 metros a 7:1 (86.) para o BVB. Mas nem esse foi o placar final: no primeiro minuto de tempo de lesão, Faris Ramli marcou com o segundo gol dos anfitriões a 2:7.

Como parte do Ásia Tour 2022, há mais dois jogos amistosos: na segunda-feira (28.11.) às 12:00 CET na Malásia contra o Johor Southern Tigers, na quarta-feira (30.11.) às 13:00 CET em Hanói contra a seleção nacional do Vietnã. Ambos os jogos também serão exibidos ao vivo na BVB-TV.

BVB 1º tempo: Meyer – Passlack, Can, Coulibaly, Schulz – Özcan, Pohlmann – Pasalic, Braaf, Malen – Broschinski.

BVB 2° tempo: Lotka – Passlack (Semic 59), Collins, Papadopoulos, Bueno – Michel, Pohlmann (Özkan 59) – Bamba, Njinmah, Aning – Rijkhoff.

Gols:0:1 Malen (32.), 0:2 Malen (35.), 0:3 Malen (45.), 0:4 Bamba (64.), 1:4 Quak (68.), 1:5 Bamba (72.), 1:6 Rijkhoff (84), 1:7 Njinmah (86.), 2:7 Ramli (90.+1)