O Borussia Dortmund não conquistará o Campeonato Alemão nem a Copa da Alemanha nesta temporada. Mesmo assim, surgiram rumores sobre um possível desfile de carros pela cidade em caso de classificação para a Champions League. A situação levou o prefeito Thomas Westphal (SPD) a se pronunciar oficialmente sobre o assunto.
Em entrevista coletiva realizada na terça-feira (13 de maio), o líder municipal acabou com qualquer esperança de uma grande celebração do BVB após a última rodada contra o Kiel: "Ao contrário de algumas especulações pela cidade, não estamos planejando nenhum desfile caso o BVB se classifique para a Liga dos Campeões".
Segundo Westphal, a cidade considera a classificação para a principal competição europeia de clubes como "um desempenho esportivo esperado". Portanto, mesmo que o Borussia consiga avançar para a quarta posição após sua forte arrancada final e se classifique diretamente para a "Liga dos Campeões", no máximo haverá uma comemoração dos torcedores no centro da cidade, sem a presença dos jogadores.
O prefeito parece ainda ter algumas dúvidas sobre a classificação do BVB. "Não tivemos experiências muito boas com últimas rodadas recentemente", comentou Westphal, aparentemente se referindo ao dia 27 de maio de 2023.
Naquela ocasião, o time comandado pelo técnico Edin Terzic deixou escapar o título alemão na última rodada ao empatar em 2 a 2 com o Mainz. O Bayern de Munique acabou ficando com o troféu. O desfile de carros planejado com o elenco do BVB foi cancelado em seguida.
No entanto, as circunstâncias são diferentes para o jogo de sábado contra o Kiel. Desta vez, os dortmundianos são os caçadores, não os caçados. Várias combinações de resultados poderiam levar à classificação do BVB para a Champions League. Uma delas seria uma vitória por 3 a 0 contra o Kiel.
Nesse cenário, Dortmund garantiria o quarto lugar e estaria classificado para a Liga dos Campeões – independentemente dos resultados dos times à frente. Após um primeiro turno desastroso, essa conquista certamente seria sentida por muitos em Dortmund como um pequeno título.