Texto por Colaborador: 01/08/2017 -

Südtribüne BLOG - A pré – temporada do BVB vai chegando ao fim e ainda é muito cedo para tirar qualquer tipo de conclusão. Tivemos algumas mudanças importantes principalmente a mudança de treinador, um treinador novo chega e ele necessita de tempo para conhecer todo elenco, ver as características de todos os jogadores, implantar sua filosofia de jogo, e a pré-temporada é importantíssima para isso, dá tempo mesmo que não seja muito para as coisas começarem a se ajustar.

Até aqui são cinco jogos com desempenho regular, duas vitórias (Milan e Urawa), duas derrotas (Espayol e Rot-Weiss Essen) e um empate (Bochum) resta ainda um amistoso a ser realizado contra a equipe da Atalanta antes da estreia oficial contra o Bayern na supercopa da Alemanha. Nesse momento os resultados não devem ser levados em primeiro lugar, os jogadores ainda estão se adaptando e retomando a forma física para a nova temporada, as atuações devem ser levadas mais em conta. As boas novidades foram Zagadou com boas atuações, Toprak dando mostras que pode brigar por uma vaga e a principal o retorno de Mario Götze aos gramados após cinco meses de recuperação de problemas metabólicos. No caso especifico de Mario a torcida deve ter mais paciência ainda, como declarou Bosz não se recupera todo o tempo perdido em cinco semanas, Götze precisará de tempo para recuperar a forma física e técnica.

Alguns jogadores receberam criticas nesse começo, Sebastian Rode é um dos principais alvos da torcida, o defensor não dá mostras de melhora e continua a ser muito criticado por suas atuações, junto com Neven Subotic parece ser um dos negociáveis. Emre Mor apesar dos dois gols no Japão também foi alvo de criticas, o Borussia considera sua venda em definitivo aliás com pedida em torno de 20m de euros.

Contamos ainda com importantes jogadores lesionados, o principal Marco Reus que passou por cirurgia no joelho e deve voltar apenas no final do ano ou início de 2018, Raphael Guerreiro que sofreu lesão durante a copa das confederações com a seleção de Portugal e deve desfalcar por mais alguns meses, Schmelzer também sofreu lesão perdeu boa parte da pré-temporada e também não volta agora, as lesões de dois laterais esquerdos deram o aval para que Passlack não fosse emprestado. A boa notícia é o retorno de Julian Weigl aos treinamentos, o jogador fraturou o tornozelo no fim da temporada e vem tendo ótima recuperação se manter esse ritmo pode voltar já em setembro.

As primeiras impressões são essas, aguardemos o início do que esperamos ser uma boa temporada.