Texto por Colaborador: 13/05/2021 -

O Borussia Dortmund volta à campo nesta quinta-feira, às 15:45 (Horário de Brasília), em jogo pela final da Copa da Alemanha. O time auri-negro enfrenta o RB Leipzig, no Estádio Olímpico, em Berlim. A ESPN irá transmitir a partida.

Depois de 4 temporadas o time auri-negro chega novamente a uma final da Copa da Alemanha. A última vez foi lá na temporada 16/17. Entre aos trancos e barrancos, a equipe de Terzic foi derrubando oponentes e chega com moral na decisão.

O BVB engrenou no momento mais importante da temporada. Entre o começo de abril e o início de maio, o time acumulou cinco vitórias pelo campeonato alemão e mais uma na semifinal da Copa Alemanha, ou seja, faz um mês que o BVB não sabe o que é perder. Com isso entrou também no G4 e está vivo na briga pela Liga dos Campões.

Daquele time que conquistou o último título da Copa da Alemanha, nomes como Bürki, Łukasz Piszczek, Marcel Schmelzer, Guerrero e Marco Reus ainda permanece no clube. os camisas 13 e 11, respectivamente se mantem como titulares, e nos últimos confrontos o polonês que é um dos símbolos auri-negros voltou a jogar. Os três formam o que chamamos de espinha dorsal.

Sobre a final, o técnico auri-negro se mostra cauteloso. “Jogamos contra o mesmo advsersário a poucos dias, então será mais um jogo difícil. Temos que focar agora nesse jogo e esquecer o passado e o futuro”, disse. Além disso, falou também sobre como chega o Dortmund para final. “Foi um ano complicado, mas esse é um grupo que estou orgulhoso, e sei da capacidade de cada um”, argumentou.

O grande reforço para a partida de amanhã será o camisa 9, o norueguês Haaland. O artilheiro do time estava fora nas últimas 3 partidas, mas agora já está liberado. Pode ser o seu primeiro título de expressão desde que chegou ao clube. Apesar de fazer muitos gols, o centroavante na Pokal fez apenas um.

Depois de 11 anos de sua fundação, o RB Leipzig chega no seu grande momento, a temporada 2020/21. O time está um passo do seu primeiro vice-campeonato nacional e também numa final da Copa da Alemanha. Porém, o time terá uma pedra no sapato, o BVB. O confronto está muito favorável aos auri-negros e vem de uma vitória no último fim de semana.

Por isso, o meio campista e ex-BVB, Kevin Kampl acredita que cada jogo tem suas particularidades. “Acho que os duelos da Copa são sempre jogos diferentes dos da Bundesliga. É por isso que é preciso diferenciar um pouco o jogo”, disse o camisa 44. Além disso, o jogador quer dar um presente para seu técnico que está indo embora. “Seria ótimo para todos nós termos a taça para o dois anos que tivemos sob a coroa de Julian Nagelsmann. Acho que não há nada melhor”, afirmou.

Curiosdades:

- Sancho tem sido a peça de ataque mais perigosa da Copa DFB desta temporada, com quatro gols e quatro assistências ocorridas a cada 54 minutos.
- O Dortmund venceu a Copa DFB quatro vezes, mais recentemente em 2017, quando Ousmane Dembele e Pierre-Emerick Aubameyang os dispensaram na vitória por 2 a 1 sobre o Eintracht Frankfurt.
- Assim como Nagelsmann, Terzic também está a uma vitória de seu primeiro grande troféu como técnico.
- Poulsen é o artilheiro da competição desta temporada com cinco, um a mais que Sancho.
- O Leipzig - o clube mais jovem da Bundesliga - foi vice-campeão em 2019, perdendo por 3 a 0 para o Bayern .
- A dupla de Leipzig, Kevin Kampl e Marcel Halstenberg, estiveram ambos anteriormente em Dortmund; Haaland marcou 29 gols em 27 jogos pelo clube irmão do Leipzig, o Red Bull Salzburg, antes de partir para Dortmund em dezembro de 2019.

RED BUL LEIPZIG x BORUSSIA DORTMUND

LEIPZIG: Gulacsi - Klostermann, Upamecano, Orban - Mukiele, Sabitzer (c), Kampl, Angelino - Olmo, Haidara - Sörloth.
Técnico: Julian Nagelsmann

Fora: Samardzic, Szoboszlai.
Dúvida: Adams, Nkunku.

DORTMUND: Bürki - Piszczek, Akanji, Hummels, Guerreiro - Can, Bellingham - Sancho, Reus (c), Reyna - Haaland.
Técnico: Edin Terzic

Fora: Hitz, Morey, Moukoko, Schmelzer, Witsel, Zagadou.
Dúvida: Dahoud.

Onde assistir: A ESPN irá transmitir a partida.
Horário: 15:45 (Horário de Brasília)
Data: 13/05/2021 (Quinta-feira)
Local: Estádio Olímpico de Berlim
Arbitro: Não divulgado