Texto por Colaborador: Redação 07/03/2023 - 16:00

O Borussia Dortmund volta a campo nesta terça-feira, às 17:00 (Horário de Brasília), em jogo de volta pelas Oitavas de final da Liga dos Campeões. O time auri-negro enfrenta o Chelsea, no Stamford Bridge. A HBO Max, a TNT e a SBT vão transmitir a partida.

Se em Dortmund o jogo já foi emocionante, em Londres terá um ingrediente a mais, o BVB tem ao seu favor o empate seja ele qual for. O gol de Adeyemi deu ao BVB a vantagem, mas a equipe sabe que não pode estacionado em cima do resultado. É preciso jogar, com inteligência em saber atacar e defender. O BVB pode igualar a temporada 20/21, quando também chegou nas quartas de final.

O momento do time de Terzic é o melhor, o único time 100% em 2023: são 10 jogos e 10 vitórias. O BVB briga nas três frentes – Liga dos Campeões, Bundesliga e Copa da Alemanha, e cada jogo é preciso mudar a chavinha. A grande dúvida na equipe é o goleiro Kobel, se não poder atuar quem terá que segurar a barra será Meyer.

Terzic sabe que não era o momento de desfalques, mas acredita na força do elenco. “O time está entrosado, está bem organizado. É ruim perder atletas que estão no rtimo do jogo, mas faz parte. Temos elenco, e isso é importante, os jogadores que entram estão bem e vão conseguir substituir a altura”.

Sobre a partida, o comandante auri-negro sabe que o Chelsea não esta no melhor, mas que não se pode subestimar. “Eles estão passando por um processo de reestruturação, e isso afeta dentro de campo. Mas estão num mata-mata. É um time forte, será um jogo mais difícil que em Dortmund”.

O Chelsea não vive um bom momento, é apenas o 10ª colocado no campeonato Inglês, mas vem pelo menos de uma vitória de 1 a 0 contra o Leeds, que dá uma confiança para um jogo tão importante. Possivelmente fora da próxima Liga pelo torneio nacional, o jeito é apostar na própria competição, o que lhe garante uma vaga assegurada.

Graham Potter está sendo pressionado, e precisa da classificação para respirar. “Estamos sempre precisando de resultados. O treinador está sempre pressionado por vitórias. E sobre a partida, Graham Potter ressalta que o time precisa se apresentar igual em Dortmund. “Se fizermos hoje o que jogamos lá – Alemanha – temos a chance de passar”.

Curiosidades:

 - O Chelsea sofreu quatro eliminações consecutivas nas oitavas de final da Liga dos Campeões entre 16-2014 e 15-2019 antes de ir até o fim na temporada de 20-2020, mas de seus últimos sete jogos eliminatórios da Liga dos Campeões, nos quais perdeu o jogo de ida fora de casa, avançou de quatro deles.
- A equipe liderada por Edin Terzic jogou 10 jogos competitivos na Bundesliga, DFB-Pokal e Liga dos Campeões desde a Copa do Mundo, e venceu todos os 10 deles, mais recentemente batendo o Leipzig por 2 a 1 na sexta-feira.
- O BVB tem agora oito vitórias consecutivas na Bundesliga, igualando o seu recorde de 2011/12. Marco Reus empatou Michael Zorc como o segundo maior artilheiro de todos os tempos, com 159 gols.
- A impressionante sequência verde do Dortmund em 2023 também inclui cinco vitórias consecutivas fora de casa em ação doméstica - período durante o qual eles marcaram apenas dois gols e marcaram nove - mas desde novembro de 2020 não conseguiram manter uma folha limpa da Liga dos Campeões fora de casa.
- A capital inglesa também não é gentil com o BVB, já que perdeu suas últimas cinco batalhas europeias em Londres desde que bateu o Arsenal por 2 a 1 em 2013, mas na última vez que venceu as duas partidas de um mata-mata da Liga dos Campeões em 1996-97, o Dortmund acabou levantando o troféu.

CHELSEA X BORUSSIA DORMUND

CHELSEA: Kepa; Chalobah, Koulibaly, Fofana; James, Kovaćič, Fernández, Chilwell; Mudryk, João Félix, Havertz.
Técnico:
Graham Potter

DORMUND: Kobel (Meyer); Wolf, Süle, Schlotterbeck, Guerreiro; Can, Salih Özcan; Brandt, Bellingham, Reus; Haller.
Técnico: Eden Terzic

Onde assistir: A HBO Max, a TNT e a SBT irão transmitir a partida ao vivo.
Horário: 17:00 (Horário de Brasília)
Data: 07/03/2023 (Terça-feira)
Local: Stamford Bridge
Arbitro: Danny Makkelie