Texto por Colaborador: Redação 06/09/2022 - 15:00

O Borussia Dortmund volta a campo nesta terça-feira, às 13:45 (Horário de Brasília), em jogo pela 1° rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões. O time auri-negro enfrenta o FC Copenhagen, no Westfalenstadion. A HBO Max e a Space vão transmitir a partida.

Jude Bellingham e Borussia Dortmund voltam à disputa europeia para iniciar a nova temporada da Champions League em casa diante do Copenhague nesta terça-feira. Segundo colocado na Bundesliga no ano passado, o BVB está à frente do Bayern de Munique e só seguem atrás do Freiburg na diferença de gols na tabela da Bundesliga. O BVB conseguiu a terceira vitória pelo em cinco partidas na liga. Embora ainda tenha apenas 19 anos, Bellingham jogou todos os minutos da temporada até agora em exibições incansáveis do meio-campo. Foi o capitão Marco Reus quem marcou o gol da vitória na última partida e no fim de semana contra o Bayer Leverkusen, enquanto o novo atacante Anthony Modeste – contratado para cobrir a ausência de Sebastien Haller, que marcou o maior gol na fase de grupos da Liga dos Campeões da última temporada com 10 gols – abriu sua conta no BVB na vitória sobre o Hertha Berlin.

Jamie Bynoe-Gittens e Dahoud têm os ombros deslocados recentemente, então estão fora deste jogo de grupo de abertura, no mínimo. Karim Adeyemi espera ter superado uma queixa no pé, enquanto Reyna também pode esperar alguns minutos enquanto ele continua seu retorno.

Campeões da Dinamarca pela quarta vez nos últimos sete anos - e pela 14ª vez no geral - o Copenhague está fazendo sua primeira aparição na fase de grupos da Liga dos Campeões desde 2016/17. Eles chegaram aqui graças a uma vitória por 2-1 nos play-offs sobre o Trabzonspor, na qual Andreas Cornelius se alinhou contra eles, mas o atacante dinamarquês agora retornou ao seu clube de origem pela terceira vez. Ele fez sua primeira aparição em oito anos quando o clube da capital venceu Silkeborg por 1-0 na sexta-feira. No entanto, os campeões encontram-se vários pontos fora do topo para baixo em quinto depois de ganhar quatro e perder quatro de seus oito primeiros jogos. É o mesmo número de derrotas que sofreram em toda a última campanha da liga. O Grupo G é completado por Manchester City e Sevilla.

Curiosidades:

- O meio-campo Bellingham lidera a Bundesliga por desafios vencidos (80) e está entre os 10 melhores para sprints e distância coberta.
- Thorgan Hazard (pelo Zulte Waragem), Emre Can (pelo Liverpool) e Reus (pela Alemanha) marcaram gols no goleiro Mathew Ryan, do Copenhague.
- Campeões europeus em 1997, o Borussia está na fase de grupos da Liga dos Campeões pela 17ª vez e pelo sétimo ano consecutivo – um recorde do clube.
- O Dortmund venceu por 1 a 0 em casa e fora nos únicos encontros competitivos anteriores entre essas equipes, chegando na Copa da UEFA de 2001/02, quando o BVB chegou à final.
- O Borussia está invicto contra equipes dinamarquesas, com uma vitória e um empate contra o Brondby na Copa da UEFA de 1993/94, os únicos outros encontros.
- O clube dinamarquês nunca venceu um rival dda Bundesliga na competição da UEFA em 10 tentativas.

BORUSSIA DORTMUND x COPENHAGEN

DORTMUND: Kobel – Wolf, Hummels, Schlotterbeck, Guerreiro – Bellingham, Özcan, Reus (c) – Brandt, Modeste, Hazard.
Técnico: Edin Terzic

Fora: Bynoe-Gittens, Dahoud, Haller, Morey, Schulz.
Dúvida: Adeyemi, Mallen.

COPENHAGEN: Ryan – Diks, Vavro, Khocholava, Kristiansen – Haraldsson, Zeca (c), Claesson – Johannesson, Cornelius, Daramy.
Técnico: Jess Thorup

Fora: Bardghji, Grabara.
Dúvida: -

Onde assistir: A HBO Max e a Space vão transmitir a partida ao vivo.
Horário: 13:45(Horário de Brasília)
Data: 06/09/2022 (Terça-Feira)
Local: Signal Iduna Park
Arbitro: Francois Letexier