Texto por Colaborador: Redação 15/02/2023 - 17:00

O Borussia Dortmund volta a campo nesta quarta-feira, às 17:00 (Horário de Brasília), em jogo de ida pelas Oitavas de final da Liga dos Campeões. O time auri-negro enfrenta o Chelsea, no Signal Iduna Park. A HBO Max e a TNT vão transmitir a partida.

Com a segunda colocação no grupo, o BVB vai decidir a vaga na Inglaterra e por isso que fazer um bom resultado em casa é fundamental. É um confronto que não tem favorito. O time auri-negro chega para a partida num momento de crescimento, e os ingleses oscilando, e tendo muitos problemas durante a temporada.

A virada de ano fez bem ao Borussia, que engatou uma boa sequência de vitórias, e hoje está nas três competições. O BVB conta também com bom momento de Julian Brandt. O camisa 19 vem tendo destaque nas partidas. Também é uma temporada que o banco também tem sido protagonista, e com as peças entrando no decorrer já somam 10 gols e 5 vitórias.

Faltou pouco para o BVB chegar nas semifinais em 2021, quando acabou perdendo para o City num grande jogo. Mesmo com algumas ausências, dentro de Dortmund a expectativa de fazer dois jogos competitivos e a confiança para enfrentar o Chelsea é grande no Westfalenstadion.

Isso se confirmou nas palavras de Terzic. “Vamos ter respeito pelo Chelsea, mas o nosso ano nos mostra que temos condições de jogar, de ser competitivo. O BVB é um time que precisa almejar coisas grandes”. Também disse que ambos têm desfalques. “Estamos entrando na parte final da temporada, e é normal as equipes terem problemas na hora de escalar”.

Edin Terzic terá Karim Adeyemi de volta ao elenco nesta quarta. Mas Youssoufa Moukoko, Julien Duranville e Mateu Morey devem ficar de fora por causa de lesões.

A temporada dos blues não é das melhores, longe da disputa do título Inglês e também por uma vaga na Ligas dos Campeões, Graham Potter sabe que terá que fazer um seis meses perfeito – zero erro. Também é verdade que teve a venda do clube, tudo isso influenciou num ano horrível.

Potter ressaltou a importância de levar a vantagem para Londres. “Todos os jogos são difíceis , e agora vai afunilando de vez. Ter um bom resultado e decidir com a torcida a favor é sempre bom”. Falou também do ano do chelsea e do BVB. “Sempre que há uma transição de comando é normal a oscilação. E o BVB está num momento melhor, mas é um jogo sem favorito”.

Curiosidades:

 - O Dortmund é uma das cinco equipes da Bundesliga nas Oitavas de Final - mais clubes do que qualquer outra liga. A Premier League tem quatro.
- Bellingham tem cinco gols em 21 jogos na Liga dos Campeões - mais do que qualquer adolescente inglês na história da competição. Ele marcou quatro vezes na fase de grupos desta temporada.
- Marco Reus é o maior artilheiro do BVB na Liga dos Campeões, com 22 gols, incluindo um em duas aparições nesta temporada.
- Já se passaram três anos desde que Reyna usurpou Pulisic como o americano mais jovem da história a jogar e dar assistência para um gol em uma partida da Liga dos Campeões. Tinha 17 anos, três meses e cinco dias.
- O Chelsea nunca enfrentou o BVB nas competições da UEFA, mas perdeu o último encontro com o adversário alemão - uma derrota por 7-1 no agregado para o Bayern nos oitavos de final de 2019/20.
- Atuaram na Bundesliga, Havertz, Pulisic e Denis Zakaria fizeram um total de 333 jogos na primeira divisão alemã antes de se mudarem para o Chelsea.

BORUSSIA DORTMUND x CHELSEA

DORTMUND: Kobel - Ryerson, Süle, Schlotterbeck, Guerreiro - Bellingham, Can - Adeyemi, Reus, Brandt - Haller.
Treinador: Edin Terzic

CHELSEA: Kepa - James, Thiago Silva, Badiashile, Cucurella - Loftus-Cheek, Fernandez - Mount, Joao Felix, Mudryk - Havertz.
Treinador: Graham Potter

Onde assistir: A HBO Max e a TNT vão transmitir a partida ao vivo.
Horário: 17:00 (Horário de Brasília)
Data: 15/02/2023 (Quarta-feira)
Local: Signal Iduna Park
Arbitro: Jesus Gil Manzano (ESP)