Texto por Colaborador: 15/09/2021 -

O Borussia Dortmund volta à campo nesta quarta-feira, às 13:45 (Horário de Brasília), em jogo pela 1° rodada da fase de grupos Liga dos Campeões. O time auri-negro enfrenta o Besiktas, no Vodafone Park. A TNT e o HBO Max irão transmitir a partida.

Iniciar bem, com vitória, é assim que BVB quer começar a jornada na maior competição continental. É um grupo muito equilibrado, qualquer ponto perdido pode ser penalizado lá na frente. O time auri-negro quer repetir, ou ir além do que foi na temporada passada – ficou nas quartas de final contra o Manchester City.

O BVB conta com a inspiração de Haaland, o norueguês abriu a temporada como fechou na anterior – fazendo gols. Mas nessa temporada além de gols, o camisa 9 também está servindo seus companheiros, e já soma quatro assistências, uma verdadeira máquina. Mas nem tudo são flores do lado de Dortmund.

Com muitos jogadores fora de combate, Marco Rose ainda não conseguiu fechar a torneira de gols tomados. A média é alta, e até o momento tem uma média de 2 gols por jogo. Ou seja, o ataque precisa ser muito eficiente e estar praticamente bem em todos os jogos, pois se pegar um dia ruim é capaz de não virar a partida

Sobre a partida da Liga dos Campões, o comandante explanou um pouco sobre a estreia. “Todo primeiro jogo tem aquele frio na barriga, normal, início de uma competição. Depois que a bola rola tudo se ajeita”, disse. E sobre o rival complementou. “Eles são os atuais campeões turcos, alias pegamos uma chave campeã, e então temos que respeitar mais ainda”, disse.

Atual campeão turco, o Besiktas quer fazer a lição de casa e continuar num bom momento na temporada. E conta para superar o BVB logo no primeiro jogo um ex-auri-negro, o atacante Michy Batshuayi. O centrovante no último jogo marcou 2 gols. O clube turco também tem outros jogadores.

Ghezzal, Alex Teixeira e N’koudou formam uma linha ofensiva muito rápida, mas que estão fora. E o meio de campo com Souza e Pjanic, que chegou agora e já teve um belo entrosamento. E o técnico Sergen Yalcin disse que o time jogará de igual para o BVB. “Vamos respeitar, mas ao mesmo tempo vamos enfrentar um jogo duro. Temos um elenco”, disse.

Curiosidades:

- Pela primeira vez em 32 anos, os dois clubes se enfrentam em uma competição internacional. O único duelo até agora foi na primeira rodada da Copa das Vencedoras das Copas de 1989/90, quando o BVB comemorou a vitória por 1 a 0 na Turquia graças a um gol de Frank Mill. O BVB venceu a segunda mão após gols de Martin Driller e Jürgen Wegmann por 2-1.
- O atacante do Besiktas, Michy Batshuayi, foi emprestado ao BVB na segunda metade da temporada 2017/18 e marcou sete gols em dez jogos da Bundesliga. Ele também marcou dois gols em quatro partidas na UEFA Europa League.
- O BVB não sofreu nenhum gol nos quatro jogos anteriores fora na Turquia - 1989 contra o Besiktas e 1997, 2000 e 2014 contra o Galatasaray - e registrou três vitórias e um empate. 1: 0, 1: 0, 0: 0 e 4: 0 foram os resultados finais.
- Mais recentemente, venceu por 4-0 na fase de grupos da UEFA Champions League 2014/15 frente ao Galatasaray. Marco Reus marcou o terceiro gol. 
- O Borussia foi o melhor ataque da Champions em 2020/21: Erling Haaland marcou dez gols.
- O BVB participa da Champions pela 16ª vez, que entra em sua 30ª temporada este ano. A próxima fase foi alcançada onze vezes até agora.

BESIKTAS X BORUSSIA DORTMUND

BESIKTAS: Ersin Destanoğlu; Rosier, Montero, Welinton, N’Sakala; Souza, Hutchinson, Pjanić, Ghezzal, Larin; Batshuayi.
Técnico: Sergen Yalcin

Fora: Vida.
Dúvida: Cengiz Umut Meraş, Alex Teixeira.

DORTMUND: Kobel; Meunier, Akanji, Hummels, Guerreiro; Witsel; Dahoud, Bellingham; Reus; Haaland, Malen.
Técnico: Marco Rose

Fora: Can, Coulibaly, Hazard, Morey, Schmelzer, Schulz, Tigges, Zagadou, Reyna.
Dúvida: - .

Onde assistir: A TNT e o HBO Max irão transmitir a partida ao vivo.
Horário: 13:45 (Horário de Brasília)
Data: 15/09/2021 (Quarta-Feira)
Local: Vodafone Park
Arbitro: Antonio Miguel Mateu Lahoz (ESP)