Texto por Colaborador: 27/11/2019 -

O Borussia Dortmund volta à campo nesta quarta-feira, às 17:00 (horário de Brasília) em jogo pela 5° rodada da Fase de grupos da Liga dos Campeões. O time auri-negro enfrenta o Barcelona no Camp Nou. O Facebook da Esporte Interativo e a EI Plus vão transmitir a partida ao vivo.

A Fase de grupos está chegando nos momentos finais. Apenas duas equipes se classificam para as oitavas. Pelo Grupo F, o Barcelona é o líder com oito pontos e o BVB vem logo em seguida com sete. Na briga pela classificação a Inter vem logo abaixo com quatro. Ou seja, esse grupo poderá ser resolvido na última rodada.

Depois da grande vitória do BVB diante da Inter na rodada anterior, as coisas continuam iguais em Dortmund. O BVB segue patinado e principalmente com times “fracos” tecnicamente. A pressão sobre Favre cresce. Há quem diga que a relação com os jogadores, em especial com Sacho não é das melhores. Hummels defendeu o suíço tentanto mostrar apoio.

Mesmo com o empate diante do Barcelona, Favre poderá sair do comando técnico do clube alemão, mas ainda não existe nada oficial. Mas, quem assiste os jogos do BVB percebe o time não correndo para o treinador. Caso uma derrota e a Inter, que provavelmente ganhe o jogo, o BVB perderá a segunda colocação e jogará na última rodada pressionado. O treinador comentou a crescente pressão sobre o seu trabalho e os resultados da equipe. "Temos pressão, mas a pressão está sempre lá, não importa onde você jogue" afirmou o Favre.

"Temos que ser corajosos e jogar com confiança", disse o capitão Marco Reus. "E temos que sofrer."

Já o Barcelona, por sua vez, é líder também no Espanhol junto com Real Madri com uma vitória a mais. Ambos têm 28 pontos. Para garantir a sua passagem uma vitória simples o coloca como primeiro time do grupo como classificado.  Mas, os jogadores catalães desconversam sobre o favoritismo.

O atacante Antoine Griezmann não acredita em facilidades. "O BVB é um adversário forte, por isso seremos desafiados, será difícil”, disse o francês. Quem também falou com o tom especial foi Dembelé. Ex-BVB falou sobre o encontro. "Será uma partida especial para mim, ainda tenho contato com meus ex-colegas de equipe, saí há três anos”, falou.

Curiosidades

- Se vencerem o Barcelona, ​​o BVB se classificará pela sexta vez a próxima fase nas últimas oito temporadas.
- Hakimi é o maior goleador do BVB na atual campanha da Liga dos Campeões com quatro gols.
- O BVB venceu em apenas uma de suas 15 visitas anteriores à Espanha (D5, L9), derrotando o Atlético de Madrid por 1 a 0 na fase de grupos da Liga dos Campeões de 1996/97, a caminho de conquistar o troféu.  A vitória na Liga dos Campeões nesta temporada classificou o BVB para a Supercopa Europeia de 1997, com duas partidas, acabou perdendo por 3 a 1 no total para o Barcelona. Essa foi a única vez que os clubes se enfrentaram até esse período.
- Na primeira rodada, os dois times ficaram em um empate 0-0 em Dortmund. Além de ver Reus ter seu pênalti defendido, Brandt teve uma bola na trave, enquanto o BVB deu 14 chutes a gol contra sete do Barça.
- O Dortmund conquistou apenas um ponto nas duas últimas partidas da Bundesliga, perdendo por 4 a 0 para o Bayern de Munique antes de empatar com o Paderborn, lanterna da competição. Essa foi a primeira vez que eles superaram um déficit de três gols desde o empate em 3 a 3 com o rival Schalke, em setembro de 2008.

Estão fora do BVB: Alcacer, Bruun Larsen, Delaney.
Estão fora do adversário: Pique.

Dúvidas


BVB: Morey, Piszczek. 
Adversário: Alba, Semedo.  

BARCELONA x BORUSSIA DORTMUND

BARCELONA: Ter Stegen – Roberto, Lenglet, Umtiti, Firpo – de Jong, Busquets – Messi (c) – Dembele, Suarez, Griezmann.
Treinador: Ernesto Valverde

DORTMUND: Bürki - Piszczek, Akanji, Hummels, Hakimi - Witsel, Weigl - Sancho, Reus (c), Hazard - Götze.
Treinador: Lucien Favre

Onde assistir: O Facebook da Esporte Interativo e a EI Plus vão transmitir a partida ao vivo.
Horário: 17:00 horas (Horário de Brasília)
Data: 27/11/2019 (Quarta-feira)
Local: Camp Nou
Árbitro: Clément Turpin (FRA)