O Borussia Dortmund volta a campo neste sábado, às 10:30 (Horário de Brasília), em jogo pela 2° rodada da Bundesliga. O time auri-negro enfrenta o Bochum, no Vonovia Ruhrstadion. A OneFootball, CazéTV e Nosso Futebol vão transmitir a partida.
O Borussia viajará até Bochum para seu segundo jogo na Bundesliga na temporada. Depois da vitória pouco inspiradora por 1 a 0 frente ao Colônia, os auri-negros vão procurar corrigir as coisas no estádio onde têm lutado nas duas últimas visitas ao campeonato. Dois clubes do distrito do Ruhr, a apenas 15 quilômetros de distância, adicionam tempero à ocasião. Não é o Revierderby - que está reservado para os encontros entre Dortmund e o rebaixado Schalke -, mas ainda é um dérbi.
O BVB não teve o melhor início de campanha na Bundesliga no último fim de semana, ao conquistar uma vitória pouco convincente. O Bochum no entanto, também teve problemas, e foi goleado por 5 a 0 para o Stuttgart no último fim de semana.
Edin Terzic afirmou durante sua entrevista coletiva pré-jogo que, embora as pessoas geralmente pensem no Schalke quando um clássico é mencionado na região, o Bochum também é um adversário forte que oferecerá ao Dortmund um teste difícil.
A principal mudança deve ser feita no quarteto de zaga é a entrada de Marius Wolf no lugar do lesionado Julian Ryerson na lateral-direita. O norueguês não conseguiu treinar sem desconforto esta semana, revelou Edin Terzic. Mats Hummels teve outro jogo brilhante na semana passada e deve fazer dupla com Niklas Süle na zaga.
Faltou controle e equilíbrio ao meio-campo contra o Colônia. Não houve fluidez e o BVB mostrou uma evidente incapacidade de progredir a bola. Esta será uma área de preocupação para Terzic e levanta mais uma vez a questão de se Can é o jogador certo para a posição. Apesar disso, o BVB não deve fazer grandes mudanças no meio-campo neste sábado, com Felix Nmecha provavelmente aparecendo no segundo tempo.
Depois de sua exibição pouco expressiva no último fim de semana, parece improvável que Marco Reus mantenha seu lugar no XI inicial. O trio formado por Karim Adeyemi, Sebastien Haller e Donyell Malen funcionou muito bem durante o final da temporada passada. E se eles repetirem mais uma vez, podem causar muitos problemas para a defesa do Bochum.
Malen conseguiu o importante gol da vitória no último fim de semana e sua importância para a equipe continua crescendo. Adeyemi está se aproximando da plena forma física e tentará fazer em campo no sábado, depois que Terzic pediu que ele adicionasse mais consistência ao seu jogo durante a entrevista coletiva pré-jogo.
O Bochum não vence em casa contra o Dortmund desde março de 2007, mas levou um ponto do jogo correspondente da temporada passada. E não um ponto qualquer. O VfL garantiu a segunda temporada da Bundesliga, enquanto o BVB perdeu o título pelo saldo de gols. O adversário viveu um início de temporada pesadelo e tentará virar o jogo contra o BVB. O novo contratado Keven Schlotterbeck (irmão de Nico Schlotterbeck) deve entrar diretamente no time titular. Felix Passlack também pode enfrentar seu ex-clube no sábado. O lateral-direito se juntou ao clube em uma transferência gratuita neste verão. Lys Mousset está afastado por lesão.
Curiosidades:
- O BVB está invicto há seis jogos fora de casa em Bochum (três vitórias, incluindo uma na Copa, três empates), mas venceu um total de apenas seis de suas 32 visitas à Bundesliga ao rival. Isso corresponde a uma taxa de 19%. A taxa de vitórias é, portanto, quase tão baixa quanto a do Bayern (17%).
- Em Bochum, o time que ficou atrás por 0 a 1 nunca venceu esse duelo.
- O Bochum perdeu apenas um dos últimos quatro jogos em casa (1-5 ao Wolfsburg, em 22 de abril).
- O BVB perdeu apenas um dos últimos nove jogos fora de casa (1-2 em Munique, a 4 de abril).
- Pela 09ª vez consecutiva, o BVB iniciou uma temporada da Bundesliga com uma vitória. No ano passado, o BVB venceu por 3-1 em Friburgo, na segunda rodada.
- O triunfo por 1-0 frente ao Colônia, no passado fim-de-semana, foi marcado por Donyell Malen (88 minutos). Para o holandês de 24 anos, foi seu décimo gol no ano de 2023. Apenas Randal Kolo Muani, do Frankfurt, marcou mais vezes.
- Os últimos 128 jogos do BVB na Bundesliga não terminaram 0-0. Apenas o Schalke 04 havia conseguido isso na década de 1970. Se o "pequeno dérbi" não terminar sem gols, este recorde irá para o BVB.
BOCHUM x BORUSSIA DORTMUND
BOCHUM: Riemann - Masovic, Ordets, K. Schlotterbeck - Passlack, Osterhage, Losilla (c), Stöger, Wittek - Hofmann, Antwi-Adjei.
Treinador: Thomas Letsch
DORTMUND: Kobel - Wolf, Süle, Hummels, Bensebaini - Sabitzer, Can (c) - Malen, Brandt, Adeyemi - Haller.
Treinador: Edin Terzic
Onde assistir: A OneFootball, CazéTV e Nosso Futebol vão transmitir a partida ao vivo.
Horário: 10:30 (Horário de Brasília)
Data: 26/08/2023 (Sábado)
Local: Vonovia Ruhrstadion
Arbitro: Robert Schröder
22/11
19:27
BVB visa estrela do Real Madrid
22/11
09:52
BVB x Freiburg: escalações, onde assistir e arbitragem
22/11
09:27
Anton fala sobre críticas após saída do Stuttgart: 'Prefiro manter distância das redes sociais'
22/11
09:16
Fatos sobre Borussia Dortmund x Freiburg: domínio dos auri-negros em casa
22/11
09:00
Hoeneß descarta Dortmund na briga pelo título: 'Só Leverkusen e Leipzig são concorrentes reais'
22/11
02:55
BVB: Anton apoia Sahin
22/11
02:23
Início difícil: Beier chega à conclusão provisória do BVB
22/11
02:21
Movimento explosivo: membros do BVB exigem uma posição clara contra Rheinmetall
21/11
18:18
Donyell Malen prepara despedida do BVB
21/11
10:59
Sahin celebra retornos e projeta confronto do Dortmund contra o Freiburg
21/11
09:04
Sahin adota cautela com Filippo Mané
21/11
09:00
Sem transferências de inverno para o Borussia Dortmund?
21/11
09:00
Torcedores do BVB pedem fim de parceria com empresa de armas
21/11
03:00
Sahin intrigado com o histórico horroroso do BVB
21/11
02:00
Oferta está disponível – Filippo Mané hesita em assinar
21/11
00:01
Borussia Dortmund corre o risco de perder um importante funcionário
20/11
18:42
Antecedentes explosivos da situação de Kehl revelados
20/11
10:40
Barcelona considera troca por Adeyemi, afirma imprensa espanhola