Texto por Colaborador: Redação 10/09/2022 - 10:00

O Borussia Dortmund volta a campo neste sábado, às 10:30 (Horário de Brasília), em jogo pela 6° rodada da Bundesliga. O time auri-negro enfrenta o RB Leipzig, na Red Bull Arena Leipzig. A OneFootball vai transmitir a partida.

O BVB busca o ímpeto de três vitórias consecutivas quando for para o leste da Alemanha para um reencontro sedutor com o ex-treinador Marco Rose. O time de Edin Terzic parece ter levado o desastre de Werder Bremen a sério. O que quer que tenha sido dito a portas fechadas após a partida está claramente registrado dentro da equipe. Ainda há uma lista crescente de lesões e inconsistências relativas na frente do gol. No entanto, há um sentimento de orgulho em defender que está ausente há anos no clube.

Um Niklas Sule saudável está começando a formar o tipo de parceria com Nico Schlotterbeck na qual todos esperavam. Tanto a dupla de zagueiros quanto a profundidade do elenco serão testadas nas próximas semanas contra o que provavelmente será o trecho mais difícil de jogos do Dortmund em todas as competições. O primeiro desses desafios tornou-se ainda mais fascinante, pois servirá como um reencontro com o antecessor de Terzics, Marco Rose.

O RB Leipzig teve um início absolutamente abismal nesta temporada e, justificadamente, atuou rapidamente para substituir Dominico Tedesco pelo leipzig de 45 anos. Rose se encontrará em ambos os ambientes familiares e contra um rival familiar no sábado. Os problemas de lesão bem documentados do Dortmund não permitiram que Terzic utilizasse todas as suas novas ferramentas de uma só vez. Embora tenham sido feitos progressos, ainda parece que Donyell Malen e Karim Adeyemi não estão prontos para apresentar. Edin Terzic citou a abordagem cautelar do clube em relação aos seus retornos à linha de frente na coletiva de imprensa de quinta-feira. Em outros lugares, Jamie Bynoe-Gittens, Thorgan Hazard, Mahmoud Dahoud, Gregor Kobel, Sebastian Haller e Mateu Morey permanecem de lado. Com isso em mente, aqui está como o Dortmund vai potencialmente se alinhar contra um novo visual RB Leipzig.

O BVB terminou em segundo lugar sob o comando de Rose na temporada passada, oito pontos atrás do Bayern de Munique. Eles vão para o nível do fim de semana em pontos com os líderes surpresa Freiburg, e um melhor do que os atuais campeões. O time de Edin Terzic venceu quatro das cinco partidas da liga, mais recentemente batendo o Hoffenheim por 1-0. Marco Reus estava no alvo no Matchday 5 e repetiu o truque na Champions League no meio da semana, quando o BVB venceu o Copenhague por 3-0. Bellingham completou o placar para marcar seu 12º gol em 97 partidas pelo clube. O lateral-esquerdo Raphael Guerreiro marcou o outro após perder o jogo do Hoffenheim com uma pancada, enquanto Gio Reyna deu duas assistências como substituto do lesionado Thorgan Hazard aos 23 minutos. O jogador dos EUA está prestes a ser recompensado com seu primeiro início de nova campanha após uma lesão em 2021/22, com Marius Wolf e Mats Hummels também inclinados a voltar.

Foi uma semana difícil em Leipzig. As derrotas para Eintracht Frankfurt (4-0) e Shakhtar Donetsk (4-1) custaram ao Domenico Tedesco seu trabalho, com o ex-treinador do Dortmund Marco Rose nomeado em seu lugar dentro de 24 horas. Ele assume um time de Leipzig flutuando no meio da tabela a cinco pontos de tantas partidas da Bundesliga. Os quatro gols de Christopher Nkunku se traduziram em quatro pontos, enquanto Werner marcou uma vez em quatro partidas desde que se juntou ao clube do Chelsea. Com um retorno a uma formação 3-4-1-2 nas cartas, Rose deverá dar recalls iniciais para os alas Benjamin Henrichs e David Raum. Dominik Szoboszlai espera manter seu lugar no papel nº 10, Dani Olmo tendo sido descartado por pelo menos um mês com uma lesão no ligamento do joelho sofrida em Frankfurt.

Curiosidades:

- Nkunku tem dois gols e três assistências em seus quatro encontros anteriores na Bundesliga com o Leipzig.
- O Leipzig sofreu mais gols na Bundesliga após cinco dias de jogos (nove) do que nunca. O time perdeu seis de seus 12 encontros com o Dortmund, mas fez a dobradinha sobre a equipe de Rose na última temporada.
- Reus é a maior ameaça de gols do BVB em 2022/23, com dois gols e tantas assistências em cinco partidas da Bundesliga.
- Com quatro gols sofridos, o BVB tem a segunda melhor defesa atrás do Bayern (três), enquanto três fichas limpas é uma alta liga compartilhada com o Freiburg. Na última temporada, foram necessários 22 partidas para registrar três eliminações. No entanto, os oito gols marcados pelo BVB são os mais baixos neste momento em oito anos.

RB LEIPZIG x BORUSSIA DORTMUND

LEIPGIZ: Gulacsi (c) - Simakan, Orban, Gvardiol - Henrichs, Laimer, Kampl, Raum - Szoboszlai - Nkunku, Werner.
Técnico: 
Marco Rose

Fora: Klostermann, Olmo, Poulsen.
Dúvida: - 

DORTMUND: Meyer - Wolf, Hummels, Schlotterbeck, Guerreiro - Bellingham, Özcan - Brandt, Reus (c), Reyna - Modeste.
Técnico: Edin Terzic

Fora: Bynoe-Gittens, Dahoud, Haller, Kobel, Morey.
Dúvida: Adeyemi, Hazard, Mallen.

Onde assistir: A OneFootball vai transmitir a partida ao vivo.
Horário: 10:30 (Horário de Brasília)
Data: 10/09/2022 (Sábado)
Local: Red Bull Arena Leipzig
Arbitro: Sven Jablonski