Texto por Colaborador: Redação 03/03/2023 - 15:00

O Borussia Dortmund volta a campo nesta sexta-feira, às 16:30 (Horário de Brasília), em jogo pela 23° rodada da Bundesliga. O time auri-negro enfrenta o RB Leipzig, no Signal Iduna Park. A OneFootball vai transmitir a partida.

A briga pelo título está acirrada, e o BVB vem mostrando que vai lutar até o fim do campeonato. Antes da “decisão” diante do Bayern, existe outros jogos. Mesmo não sendo o primeiro por questões de critério, o time auri-negro vem embalado pelas vitórias. Correndo por fora, o Leipzig precisa vencer para continuar com algumas chances para brigar.

Quem vem se tornando um pilar do BVB é Nico Schlotterbeck. O camisa 4 é um dos pontos fortes do time de Terzic. E não é paenas na defesa, e os seus números na temporada mostram que pode ajudar na ofensiva – 3 gols e 5 assistências. Também atuou em todos os jogos até aqui, mas está um pouco pendurado – 3 cartões amarelos.

Pode dormir na liderança provisória caso vença, já que o Bayern só joga no sábado – fora de casa diante do Stuttargt. Mas primeiro os comandados de precisam fazer a lição de casa. O RB mesmo sendo um “freguês”, pode complicar as coisas, já que eles correm por fora e querem subir na tabela.

Para Terzic, o time precisa ter cabeça e jogar os 90 mim sem pensar no Bayern. “Está um campeonato acirrado. Não só nós que estamos lutando, e os 4 primeiros tem muita chance. Temos que continuar com nosso jogo. Temos que fazer a nossa parte que de extrema importância”.

Ainda para Eden, é uma primeira decisão, já que o RB vem subindo, e caso vença a diferença aumente para 7 pontos. “Todo jogo é uma decisão, mas alguns jogos são mais, valem mais do 3 pts. Vencer um rival direto faz você aumentar essa diferença. O RB é uma equipe forte, com bons jogadores, e não será fácil vencer”.

Buscando a terceira vitória seguida e encostar no próprio BVB e no Bayern, o time de Lepizig está um pouco irregular nessa temporada. Para tentar brigar tem que ter mais consistência na partida. E Marco Rose, um velho conhecido do torcedor falou sobre o confronto e voltar a Dortmund.

“Fiquei um ano aqui, e vi como é a torcida do BVB. Feliz por ver esse time brigar por algo. Mas nós também queremos. Vamos jogar 90 mim buscando a vitória. O BVB não vai ficar 100% até o fim da temporada. Estamos buscando uma regularidade nessa reta final que nos permite chegar perto e brigar. Falta muitas rodadas ainda”.

Curiosidades:

- Oito gols após 22 partidas representam a melhor forma da carreira para Brandt, que marcou em quatro jogos consecutivos pela segunda vez e estabeleceu 15 passes para um chute em 2023.
- O Dortmund pode conseguir novamente o recorde de oito vitórias na Bundesliga no início do ano. Na temporada de 2011/12 conseguiu o feito no caminho para conquistar o segundo título consecutivo sob o comando de Jürgen Klopp.
- O BVB perdeu seus últimos três contra o Leipzig, mas está invicto nos últimos 32 jogos em casa da Bundesliga em uma sexta-feira (W24, D8).
- Nkunku marcou e deu assistência na vitória por 2 a 1 em Dortmund na temporada passada, antes de participar dos três gols no jogo inverso.
- Desde que Rose assumiu o comando em 8 de setembro de 2022, nenhuma equipe da Bundesliga conquistou tantos pontos quanto o Leipzig (37, em comparação com os 35 do Bayern e os 34 do BVB). Seus 2,2 pontos por jogo é a melhor proporção de qualquer treinador do Leipzig.
- O Leipzig marcou 13 vezes nos últimos 15 minutos de jogos desta temporada - uma contagem alta da liga compartilhada com Dortmund e Werder Bremen. Eles também sofreram um gol de diferença no campeonato nessa fase de jogos.

BORUSSIA DORTMUND X RB LEIPZIG

DORTMUND: Kobel - Ryerson, Süle, Schlotterbeck, Guerreiro - Can, Bellingham - Brandt, Reus (c), Malen - Haller.
Técnico: Edin Terzic

LEIPZIG: Blaswich - Henrichs, Orban (c), Gvardiol, Halstenberg - Szoboszlai, Kampl, Schlager, Werner - Silva, Nkunku.
Técnico: Marco Rose

Onde assistir: A OneFootball vai transmitir a partida ao vivo.
Horário: 16:30 (Horário de Brasília)
Data: 03/03/2023 (Sexta-Feira)
Local: Signal Iduna Park
Arbitro: Sven Jablonski