Texto por Colaborador: Redação 01/04/2023 - 13:00

O Borussia Dortmund volta a campo neste sábado, às 13:30 (Horário de Brasília), em jogo pela 26° rodada da Bundesliga. O time auri-negro enfrenta o Bayern de Munique, na Allianz Arena. A OneFootball e a BAND vão transmitir a partida.

Pela 19ª vez, Borussia e Bayern se enfrentarão em uma partida da Bundesliga num contexto de "primeiro contra segundo". O clássico vale a liderança da Bundesliga, nesse momento o BVB está na frente na competição com 1 ponto  à mais que o Bayern – 53 a 52. O time de Eden Terzic chegou à liderança graça ao seu desempenho na virada do ano.

O Bayern teve alguns tropeços, e assim nessa reta final acabou trocando de técnico e agora é comandado por um ex-BVB, Thomas Tuchel. No primeiro turno, em Dortmund, o jogo acabou sendo empate em 2 a 2. O BVB pode chegar a 11 vitórias seguidas na Bundesliga.

Uma vitória o time de Marco Reus pode colocar 4 pontos de diferença, faltando 8 rodadas para terminar o campeonato. Um empate mantém a mesma diferença em um ponto. O BVB não ganha do Bayern dentro da Allianz Arena há  4 anos, quando na temporada 18/19 venceu por 3 a 2. Depois teve alguns jogos que esteve com jogo na mão, mas acabou tomando a virada.

Ingredientes não falta para esse jogo. Terzic acredita num bom desempenho do time. “Estamos focados para realizar um grande jogo. O BVB tem tudo para sair de Munique com um bom resultado”. Mesmo valendo um jogo de 6 pontos, quem tentou não colocar um peso maior ao embate foi o capitão Marco Reus.

O camisa 11 disse que não pode por um peso muito grande, e que depois desse existe mais outras decisões. “Não é o jogo decisivo, mas é muito importante. Essa confiança, quando você ganha o jogo, você leva para os próximos jogos. Espero que estejamos pronto”, comentou Reus.

O BVB espera ter o retorno de vários jogadores-chave para o confronto decisivo contra o Bayern. Edin Terzic está pronto para ter de volta nomes como Gregor Kobel, Julian Brandt, Karim Adeyemi e Youssoufa Moukoko novamente no elenco. Emre Can também retornará depois de perder o jogo com o Colônia por suspensão. A esperança é que Nico Schlotterbeck também possa se recuperar de seu problema na coxa e jogar desde o início em Munique.

Do outro lado, o Bayern perdeu pontos, e mudou de treinador. Thomas Tuchel é quem comanda, e sabe muito do adversário. Alguns jogadores que estavam com ele em Dortmund como Reus, Guerrero. Ele teve uma semana para trabalhar e focar no clássico. Musiala voltou a treinar e pode jogar.

Com pouco tempo, Tuchel avaliou a semana e disse que aos poucos vai dar sua cara, e falou sobre o clássico. “Foi muito rápido. Tive pouco para mostrar o que quero, e isso será dentro de campo nesse começo”, e ainda comentou. “O BVB vem muito bem. Não tem favorito. Mas vamos entrar para conquistar o objetivo. É um sentimento especial enfrentar o BVB”.

Curiosidades:

- Tuchel comandou 107 partidas em suas duas temporadas como treinador do Dortmund (2015-17), vencendo 42 de 68 na Bundesliga (D16, L10) e nunca perdendo em casa (W27, D7).
- Musiala é o terceiro da liga em total de assisências até agora em 2022/23 (19), atrás de Niclas Füllkrug (20) e Randal Kolo Muani (21).
- O Bayern não perde em casa para o Dortmund na Bundesliga desde abril de 2014.
- Com quatro gols e duas assistências, Marco Reus é a maior ameaça de gol do Dortmund no returno. Ele esteve no alvo em duas das últimas três vitórias do BVB sobre o Bayern na Bundesliga (3-0 em 2013/14 e 3-2 em 2018/19), mas perdeu a vitória por 1-0 sob o comando de Tuchel em 2016/17.
- O BVB conquistou 10 pontos a mais do que o Bayern em 10 partidas da Bundesliga em 2023, enquanto marcou 30 gols nesse período.
- Os substitutos do BVB marcaram 10 vezes até agora em 2022/23, representando quase 20% dos 55 gols da equipe na Bundesliga.

BAYERN DE MUNIQUE x BORUSSIA DORTMUND

BAYERN: Sommer - Pavard, Upamecano, de Ligt - Coman, Kimmich, Goretzka, Davies - Sane, Müller (c) - Choupo-Moting.
Técnico: Thomas Tuchel

DORTMUND: Kobel - Wolf, Süle, Schlotterbeck, Ryerson - Bellingham, Can, Guerreiro - Brandt, Haller, Reus (c).
Técnico: Edin Terzic

Onde assistir: A OneFootball e a BAND vão transmitir a partida ao vivo.
Horário: 13:30 (Horário de Brasília)
Data: 01/04/2023 (Sábado)
Local: Allianz Arena
Arbitro: Marco Fritz