Texto por Colaborador: Redação 05/04/2024 - 01:00

Na procura de reforços para o meio-campo defensivo, o Borussia Dortmund volta a estar ligado a Alan Varela, do Porto. O argentino de 22 anos pode relembrar vários sucessos em tenra idade, mas provavelmente não estaria disponível a baixo custo para o BVB. Por outro lado, de acordo com um relatório recente, também há esperança de que o preço não seja tão elevado como o esperado.

Alan Varela já conquistou muito aos 22 anos. Ganhou duas vezes a Taça da Liga pelo Boca Juniors, foi também campeão argentino e vencedor da taça e também venceu a Supertaça antes de finalmente se mudar para a Europa no verão passado e assinar pelo Porto.

O volante faz parte da escalação regular e já chamou a atenção com dois gols e três assistências.

As boas atuações de Varela aparentemente não passaram despercebidas ao Borussia Dortmund. No início de março, o "footmercato.net" noticiou que o BVB estava de olho nos seis jogadores, e no início de abril o "Bild" deu seguimento e informou que o argentino estava na lista dos dirigentes do Dortmund.

Segundo o tablóide, Varela é conhecido dos olheiros do BVB há muito tempo. Ainda há potencial de desenvolvimento nele.

BVB: Até onde Kehl irá por Varela?

O problema: Varela poderia teoricamente ser facilmente resgatado do seu contrato, que é válido até 2028, mas de acordo com relatos consistentes da mídia, colossais 70 milhões de euros são devidos através de uma cláusula. Uma quantia que tiraria o BVB do pôquer.

Mas: Segundo o “Bild”, o diretor desportivo Sebastian Kehl poderia definitivamente negociar com os dirigentes do Porto abaixo da cláusula.

Em Portugal, as taxas fixas de transferência são obrigatórias e, por isso, costumam ser elevadas, como os já referidos 70 milhões de euros para o médio. No entanto, o valor de mercado estimado de Varela é de “apenas” 25 milhões de euros.

No entanto, de acordo com "footmercato.net", o BVB está ameaçado pela concorrência, o que poderia, em última instância, aumentar desconfortavelmente o preço. Diz-se que Liverpool e Paris Saint-Germain também fizeram testes.

Perante os rumores de interessados, os portuenses provavelmente estarão a esfregar as mãos. Em 2023, o clube pagou apenas oito milhões de euros ao Boca Juniors pelos serviços do forte sul-americano, que já está sendo comparado a uma lenda argentina – o 147 vezes internacional Javier Mascherano.

 

via sport.de