Texto por Colaborador: 25/01/2021 -

Roman Bürki (30), do Dortmund, é sem dúvida um goleiro experiente e sólido na Bundesliga. Mas suas qualidades atendem às demandas do BVB? Depois de sofrer inúmeros gols nas últimas semanas, surge a dúvida se os problemas do Borussia começam no gol com ele.

Depois de apenas um ponto em três jogos, a equipe de Dortmund finalmente caiu no chão e não pode mais falar do campeonato alemão. No campeonato é apenas o sétimo com 29 pontos. Com atuações como a última contra o Mainz (1: 1), Leverkusen (1: 2) e Mönchengladbach (2: 4) você tem que se preocupar com uma vaga a Champions League ou mesmo a Liga Europa.

Também parece cada vez mais óbvio que o goleiro Roman Bürki faz parte do problema da equipe. O suíço sofreu uma série de gols e sempre pareceu aceitar gols muito fáceis. Bürki já sofreu 26 gols em 16 jogos na Bundesliga nesta temporada.

De vez em quando, o jogador de 30 anos brilha com fortes defesas, apenas para deixar os chutes de domingo acontecerem novamente (por exemplo, no empate em 1-1 contra o Mainz, gol de Levin Öztunali). Segundo as estatísticas, Bürki consegue segurar apenas dois em três remates à baliza. Nenhum goleiro é pior na liga.

Na derrota por 2-1 em Leverkusen, o problema de Bürki mostrou-se em toda a sua glória: apesar de ter estabelecido um recorde de remates defendidos, não esteve bem nos dois gols e devia ter guardado pelo menos um dos dois disparos.

O sensível goleiro muitas vezes mostrou nervosismo no passado, quando já havia sido contado. Quase conseqüentemente, ele errou novamente às na sexta-feira em Mönchengladbach. Os dois gols de Nico Elvedi (24) poderiam ter sido salvos sem dúvida. Especialmente quando seu compatriota marcou seu segundo gol, ele cometeu um erro grave ao não conseguir desviar um escanteio. A bola voou aos pés de Elvedi, que só teve de empurrá-la para dentro. Bürki também teve a visão bloqueada, mas um goleiro do BVB deve resolver melhor tal situação sem questionar.

Bürki não atende aos requisitos: cotas fracas e os mesmos padrões

Roman Bürki parece enfatizar cada vez mais que embora seja um bom goleiro da liga, ele não atende às altas demandas nacionais e internacionais do BVB. Os Dortmunders precisa de um goleiro de classe internacional se almejam jogar pelo título novamente. A este respeito, o RB Leipzig com Peter Gulasci (30) e, claro, FC Bayern Munich com Manuel Neuer (34) estão claramente à frente do BVB.

"Isso significa que uma posição importante está bem ocupada a longo prazo", disse o diretor esportivo do BVB, Michael Zorc (58), após o contrato de Bürki em Dortmund ter sido estendido até o verão de 2023. Naquela época, também, o suíço tinham a taxa de defesa de bola mais fraca de todos os goleiros da liga. Bürki é irremediavelmente superestimado? Há algumas vozes que vêm chamando Marwin Hitz (33) como o número 1 há muito tempo. O ex-jogador do Augsburg não só tem poucas chances, como também é considerado como tendo os nervos mais fortes e é provavelmente o número 2 mais forte da Bundesliga. Mas o contrato de Hitz está expirando. Seu futuro: incerto.

Os pontos fortes de Bürki estão em jogo. O suíço tem fortes reflexos e muitas vezes pode desviar tiros de perto, vale a pena ver. Mas isso também anda de mãos dadas com suas fraquezas: se ele tiver que abandonar o gol, parece inseguro e continua falhando. Muitas vezes ele hesita quando tem que fazer uma corrida determinada. Muitas vezes ele sai correndo quando tem que ficar na linha. Além disso, Bürki não é um goleiro moderno que apóia a formação do jogo e age quase como um líbero. Grandes lacunas podem ser vistas entre a defesa do BVB e o goleiro. Não é de admirar que os adversários continuem vindo perigosamente para trás da recuo defensivo.

Em boa forma, o jogador de 30 anos ainda pode ganhar jogos, mas do ponto de vista holístico, Bürki não é o arqueiro que uma equipe supostamente de topo como o BVB gostaria.

Categorias

Ver todas categorias

BVB é candidato real na Bundesliga?

Sim

Votar

Não

Votar

64 pessoas já votaram