Uma discussão entre a chanceler Angela Merkel e os primeiros ministros dos estados federais pode tomar uma decisão preliminar hoje para continuar a temporada atualmente interrompida na 1ª e 2ª Bundesliga. O apoio social ao futebol profissional parece estar desmoronando.
De qualquer forma, isso se baseia em uma pesquisa que a Deutsche Welle encomendou ao instituto de pesquisa de opinião Infratest dimap. Foram entrevistadas 1003 pessoas de pelo menos 14 anos, segundo o cliente é uma pesquisa representativa. Apenas 33% dos entrevistados são a favor de continuar a temporada com jogos fantasmas em maio. Isso corresponderia aos planos da DFL, cujo documento conceitual é a base da discussão política. 49%, por outro lado, se opõem à continuação dos jogos fantasmas a partir de maio. 18% dos entrevistados disseram que geralmente não estavam interessados no assunto.
A pergunta específica era: "Você quer continuar a temporada da Bundesliga com jogos fantasma sem audiência em maio?". O que se destaca ainda mais do que o pequeno número de apoiadores é o quanto o quadro mudou. Porque apenas três semanas atrás, uma pesquisa da Infratest dimap encontrou uma resposta muito mais benevolente ao futebol profissional na Alemanha. Na época, 52% dos entrevistados votaram em uma continuação sazonal e apenas 30 contra. Obviamente, não se pode presumir que a nova pesquisa mude qualquer coisa nos planos da liga e da política. No entanto, estimula questões sobre se a Bundesliga deve realmente trazer de volta uma 'peça de normalidade' muito desejada para as pessoas, como muitos protagonistas argumentaram recentemente.