Carney Chukwuemeka ficará em Dortmund ou será o fim após menos de seis meses? Chukwuemeka tem ainda cinco partidas da Bundesliga para mostrar seu valor. O jogador emprestado de 21 anos do Chelsea deve – pelo menos por enquanto – retornar aos Blues ao final da temporada.
As habilidades técnicas de Chukwuemeka são inquestionáveis. Na vitória por 4:1 contra o Freiburg no início de abril, ele encantou em sua estreia como titular pelo BVB e impressionou com seu gol que abriu 2:0. Porém, existe o outro lado do meio-campista nascido na Áustria: muitas partidas perdidas devido à sua propensão a lesões.
Desde sua transferência em fevereiro de 2025, ele sofre com problemas no joelho e recorrentes questões musculares. Até agora, Chukwuemeka esteve em campo por apenas 231 minutos pelo clube aurinegro. Também durante seu tempo na Premier League, ele ficou frequentemente afastado. O joelho repetidamente impediu que o talentoso jogador conseguisse sua afirmação definitiva. Somente na temporada 2023/24, ele ficou ausente por cerca de 200 dias.
O Borussia teria uma opção de compra no valor de 30 milhões de euros, conforme reporta a revista Kicker. Considerando o potencial de Chukwuemeka, é uma quantia alta, mas possivelmente justificável. Não fosse sua propensão a lesões. Assim, ele também perdeu o jogo de volta das quartas de final da Champions League contra o Barcelona (3:1). Ainda não está definido se estará disponível para a partida contra o Borussia Mönchengladbach no domingo de Páscoa (20 de abril, 17h30).
"Carney é um excelente jogador de futebol", elogia seu treinador na coletiva de imprensa de sexta-feira antes do duelo entre os Borussias, destacando simultaneamente que o jogador de 21 anos teve poucos minutos no Chelsea. Niko Kovač (53) reconhece que Chukwuemeka ainda precisa de tempo para se adaptar. Para o técnico, uma coisa é certa: "Se ele fosse titular no Chelsea, não teríamos conseguido contratá-lo."
O comandante do BVB já está convencido do potencial de seu protegido. "Ele demonstra suas habilidades e eu gosto muito dele", enfatiza Kovač. No entanto, ele não quer se comprometer quanto à permanência de Chukwuemeka: "Se ele ficará no verão? Isso depende de muitos fatores." Uma decisão definitiva não será tomada em futuro próximo. "Vamos discutir isso após a temporada", anunciou Kovač.