Texto por Colaborador: 23/10/2018 -

 Coluna do Pedro - Bem-vindo à coluna. O que dizer dos últimos jogos do Borussia Dortmund? Lembra aquele time comandado por Klopp que envolvia os adversários e tinha um ataque avassalador. É claro que a temporada está no começo e que a equipe ainda precisa ser testada, como será no jogo contra o Atlético de Madrid, pela Champions League. Mesmo com cuidado, já é possível se dizer que a temporada atual traz mais esperanças que a passada. Com Witsel e Delaney no meio-campo, Reus saudável e Paco Alcácer em excelente fase, o time está em primeiro na Bundesliga, com três pontos de vantagem para o segundo colocado, e em primeiro no grupo da Champions. A questão é como um time que estava desacreditado, que trocou de técnico na pré-temporada, é no momento uma das equipes como o futebol mais bonito da Europa.

Vamos começar pelo técnico e pelo ataque. O suíço Lucien Favre conseguiu retomar o DNA ofensivo da equipe. As estatísticas são claras. Nos últimos seis jogos a equipe marcou 26 gols e Paco Alcácer tem brilhado como goleador. Os números do atacante espanhol são incríveis. Ele tem sete gols em quatro aparições na Bundesliga, considerando que em três delas ele saiu do banco de reservas. Alcácer precisa de apenas 18 minutos para fazer um gol e todos os seus sete chutes no alvo resultaram em gols.

Já que falamos sobre Alcácer, falemos sobre as contratações. Roberto Martínez, técnico da seleção belga disse que o meia Witsel foi “a melhor transferência da temporada”, levando em conta o valor investido, que foi de 20 milhões de euros, e o quanto Witsel entrega ao time. Delaney, que faz dupla com Witsel no meio-campo, foi adquirido essa temporada com vínculo até 2022. Durante a Copa do Mundo da Rússia, Delaney mostrou toda a sua qualidade no meio campo dinamarquês e ainda está mostrando na equipe de Dortmund.

O Borussia Dortmund se consolidou com o status de revelador e “ressuscitador” de jogadores. Na função de revelar jogadores, começamos com Pulisic, a estrela norte-americana, que é prata da casa e já despertou interesse de clubes como Real Madrid e Liverpool. Jadon Sancho foi formado na base do Manchester City, mas foi adquirido jovem ainda pelo BVB e vem mostrando todo o seu talento. Em oito jogos, participou com seis assistências e dois gols. No quesito “ressuscitador” o Borussia ganhou essa fama nos últimos anos. Com Batshuayi, que veio em baixa do Chelsea e se tornou um dos artilheiros da equipe aurinegra e agora com Paco Alcácer, que era reserva do Barcelona, quase fora dos planos, mas que chega a Alemanha e mostra toda sua qualidade.

Os últimos resultados deixam o torcedor esperançoso, mas a equipe tem que manter os pés no chão. Como já disseram alguns jogadores como Reus, o time ainda tem que arrumar alguns aspectos como a defesa. Na quarta-feira irá acontecer o principal duelo do grupo A da Champions, Borussia Dortmund e Atlético de Madrid. O vencedor assume a ponta do grupo e terminar a fase de grupos em primeiro permite ao time decidir o confronto das oitavas em casa. É pra ficar de olho e ver como será o desempenho da equipe alemã.

Por Pedro Henrique Oliveira / Contato: Twitter @pe_oliveira99