O que esperar da DFB-Pokal deste ano

Texto por Colaborador: 16/09/2020 -

Já teve início o DFB-Pokal (Deutscher Fussball-Bund) deste ano. Com 70 anos de história, o campeonato teve como primeiro campeão o FC Nürnberg.

Porém, o time que possui mais títulos até hoje é o FC Bayern München, que já levantou a taça 16 vezes. O time também é o atual campeão, tendo vencido o Leverkusen por 4x2. O Borrusia Dortmund venceu 4 vezes, sendo seu último título o da temporada de 2016/2017, quando venceu o Frankfurt por 2x1.

O DFB Pokal já tem os primeiros resultados da primeira rodada, iniciada com o Mainsz 05 vencendo o TSV Havelse por 5x1 na sexta (11). O Werder Bremen venceu o Jena por 2x0 com gols de Joshua Sargent e s Tahith Chong. O Hertha Berlim, time da primeira divisão, surpreendeu e perdeu de 5x4 para o E. Braunschweig, que pertence à segunda divisão.

Com a goleada de 5x0 sobre o Duisburg, o BVB continua rumo ao título. Os gols foram marcados por Sancho, Bellingham, Hazard, o brasileio Reyna e Reus. Vale lembrar também da chegada do brasileiro Reinier, que entrou no segundo tempo para substituir Sancho. O jogador de 18 anos começou a carreira no Flamengo e foi emprestado à equipe pelo Real Madrid. 

O único time que por enquanto não entrou em campo foi o Bayern, devido à agenda apertada. O time de Munique estreará apenas no dia 15 de outubro quando enfrenta o FC Düren, time da quinta divisão.

O BVB tem como uma de suas principais armas o ponta direita Jadon Sancho. O atleta de 20 anos é atualmente o jogador mais valioso do mercado no campeonato, valendo aproximadamente 117 milhões de euros. Na Bundesliga, ele marcou 17 gols e deu 16 assistências, lançando sua liderança sobre a equipe.

Outro nome que deve fazer a diferença é Marco Reus, que retorna após uma sentida ausência desde fevereiro. O atacante esteve afastado devido a uma tendinite nos músculos adutores. Porém, esta não tinha sido a primeira vez ele esteve lesionado: ao longo de sua carreira Reus já soma 40 lesões, e uma delas o deixou fora da Copa do Mundo de 2014. De fato, seu retorno é uma grande soma à equipe, já que ele chegou a fazer 11 gols em 19 partidas na última temporada da Bundesliga. A terceira grande aposta da temporada é o reforço do jovem Jude Bellingham, vindo da Inglaterra.

E conforme adiantamentos esta semana, Lucien Favre, atual técnico se mostra confiante. Lembrando que desde sua chegada em 2018, o time só levantou a Supercopa alemã em 2019, embora tenha tido bons resultados na Bundesliga:

Segundo estatísticas do Infogol, o BVB teve um bom aproveitamento neste campeonato, com 62% de vitórias, 18% de empates e 21% de derrotas, ficando em segundo lugar no torneio com um total de 84 gols. Isto é de fato um fator positivo que o coloca em uma situação de destaque entre os times que vão disputar o título da segunda liga mais importante do futebol alemão.

Neste momento, Favre sabe que tem uma longa batalha pela frente, sobretudo em um campeonato tão imprevisível quanto o DFB-Pokal.

O DFB-Pokal pode ser surpreendente

Imagem: Reprodução / BVB

Por ser uma competição antiga, o DFB-Pokal já chegou a ser considerado o mais importante, até que a Bundesliga foi fundada e tomou seu lugar em 1963. Mas antes dela, somente os campeonatos estaduais eram realizados, com finais sendo realizadas com os ganhadores destes. 

Dentre as características mais marcantes do DFB está o fato de não haver confrontos de volta, sendo cada partida disputada como uma final. Além disso, não há possibilidade de empate, já que caso isso aconteça, os jogos podem chegar à decisão nos pênaltis. E isso reforça o caráter surpresa que acontece muitas vezes.

E claro que todos estão de olho nesse campeonato, que é conhecido por sua imprevisibilidade e nem sempre ser um time grande e com bons resultados é garantia para a vitória. Inclusive, várias equipes grandes já chegaram a cair, com resultados surpreendentes, para equipes consideradas menores:

Um bom exemplo aconteceu quando o Eintracht Trier, time que estava na terceira divisão e conseguiu eliminar na campanha de 1997/1998 o FC Schalke 04 e o BVB no jogo seguinte. Lembrando também que nesse ano específico, o Borrussia Dortmund tinha ganhado a UEFA Champions League.

O Bayern de Munique também já sofreu uma derrota logo na primeira rodada em 1990 quando perdeu de 1x0 para o FV 09 Weinheim, um time amador. O Bayern neste ano havia sido campeão da Bundesliga. Outro que também chegou a cair para uma equipe menor foi o Werder Bremen, que foi o campeão da Supercopa alemã em 1994 mas que acabou perdendo para o Bayern II, pequena equipe da regional sul.

O BVB já foi eliminado nove vezes ainda na primeira rodada, fato preocupante. Ou seja, tudo pode acontecer no DFB Pokal e é preciso estar sempre atento a cada partida. Mas a equipe tem nomes jovens e experientes que podem trazer excelentes oportunidades. Resta, no entanto ,ajustar seu esquema tático para que o time chegue firme no campeonato.

Categorias

Ver todas categorias

O BVB acerta em renovar com Sebastian Kehl?

Sim

Votar

Não

Votar

131 pessoas já votaram