Texto por Colaborador: 03/10/2018 -

Coluna do Pedro - Bem-vindo a minha coluna. Hoje vou destacar o começo da temporada do Borussia Dortmund, mais especificamente o mês de setembro e as partidas contra Nürnberg e Bayer Leverkusen.

A equipe de Dortmund ocupa o primeiro lugar na Bundesliga, com 14 pontos conquistados em seis jogos. No mês de setembro, o time jogou seis jogos, entre eles um amistoso, um jogo da Champions League e quatro da Bundesliga. No amistoso, contra a equipe alemã Osnabrück, o Borussia venceu por 6 a 0. Contra o Club Brugge, jogo válido pela Champions, os aurinegros venceram fora de casa pelo placar mínimo. Pela Bundesliga, o time venceu o Eintracht Frankfurt por 3 a 1, empatou com o Hoffenheim fora de casa, goleou o Nürnberg e bateu, de virada, o Leverkusen.

O mês de setembro acabou com um saldo bem positivo para o time do vale do Ruhr. A primeira colocação no Campeonato Alemão, vaga na próxima fase da Copa da Alemanha e o primeiro lugar no grupo da Champions League, empatado com o Atlético de Madrid. O time chegou ao auge de suas performances nos últimos dois jogos.

Contra o Nürnberg, no Signal Iduna Park, o time simplesmente dominou o adversário. O placar, elástico, representa o que ocorreu durante a partida. Marco Reus, com dois gols e uma assistência e Jadon Sancho, com um gol e uma assistência, foram os destaques da partida. Jacob Bruun Larsen e Achraf Hakimi foram muito bem, contribuindo para a ampla vantagem dos aurinegros. As estatísticas ratificam o resultado. O Borussia terminou o jogo com 72% de posse de bola e deu 10 chutes no gol contra apenas um dos visitantes.

No jogo do último sábado, na Bay Arena, contra o Leverkusen, o time entrou apático em campo. Logo aos nove minutos, Weiser abriu o placar para a equipe mandante. Aos 39, Tah ampliou a vantagem. No intervalo, Favre fez sua mágica e o time voltou aguerrido. No minuto 65, após grande finalização de Reus, Larsen marcou no rebote do goleiro. Aos 23 minutos do segundo tempo aconteceu o ponto de virada na história do jogo. Pulisic, que vinha jogando mal, deu lugar à Jadon Sancho. Demorou um minuto para Sancho mostrar sua qualidade. O jovem de 18 anos tabelou com Reus, que empatou o jogo com uma bela finalização. Aos 40 minutos da segunda etapa, Hakimi fez um belo cruzamento para Paco Alcácer colocar os visitantes na frente. Nos acréscimos, o goleiro Hrádecký foi para a área em um escanteio e os aurinegros foram mortais. A bola sobrou com Sancho, que fez um lançamento milimétrico para Alcácer que só teve o trabalho de empurrar a bola pra rede e sair para comemorar.

Com o resultado, o alemão Marco Reus fez seu gol de número 101 com a camisa do BVB em 212 jogos. Sancho se tornou o maior assistente das cinco grandes ligas da Europa na temporada, com cinco passes para gol em seis jogos e, o detalhe é que ele apenas jogou 125 minutos e não começou nenhuma partida.

O trabalho de Favre começa a apresentar resultados. Uma grande dificuldade da equipe era se recuperar em momentos adversos e manter o nível de atuação apresentado dentro de casa nos jogos como visitante. O jogo contra o Bayer Leverkusen mostra a maturidade e tranquilidade da equipe, além de demonstrar a capacidade de Lucien Favre de observar os problemas do time e os resolver. O mês de setembro é para ser utilizado como exemplo do que deve ser feito no resto da temporada. Atuações consistentes, placares amplos e disputa pelos títulos.

O mês de outubro é decisivo para os aurinegros. Dois confrontos em casa pela Champions League, contra Mônaco e Atlético de Madrid e um jogo eliminatório contra o Union Berlin, pela Copa da Alemanha, além dos jogos pela Bundesliga para tentar se manter na liderança. Com o desempenho apresentado, o time possui condições de continuar na busca dos três títulos da temporada.

Por Pedro Henrique Oliveira / Contato: Twitter @pe_oliveira99