Texto por Colaborador: Redação 15/08/2024 - 12:00

As férias de verão terminaram e os jogadores do Borussia Dortmund jogarão sua primeira partida oficial da temporada 2024/25 neste sábado: Na Copa da Alemanha, eles enfrentarão o Phönix Lübeck. Para Nuri Sahin, é o primeiro jogo oficial como treinador do BVB.

"Se eu tivesse que resumir as primeiras semanas, seria positivo o tempo todo", disse Nuri Sahin sobre seus primeiros dias como treinador do BVB. O profissional de longa data e ex-assistente técnico está no comando desde julho. "É uma sensação muito boa. Sinto-me pronto e sei que minha equipe está pronta. Mal podemos esperar pelas tarefas competitivas. Vamos começar com a Copa da Alemanha, que é muito, muito importante para nós."

O Borussia tem cinco semanas de pré-temporada com uma viagem à Ásia, um campo de treinamento em Bad Ragaz e um total de seis jogos de pré-temporada (três vitórias, dois empates, uma derrota) atrás deles. Cinco novas contratações se juntaram ao BVB durante esse período. O "jogador dos sonhos absoluto" de Sahin, Maximilian Beier, só se mudou para a área do Ruhr na segunda-feira: "Ele é uma transferência importante para nós. Queríamos assinar esse perfil. Ele pode jogar em muitas posições, tem uma profundidade muito boa em seu jogo, abre espaços e está lá na área." Durante o campo de treinamento, o lateral-direito Yan Couto chegou. O BVB já havia concluído as transferências de Serhou Guirassy, que perderá a partida da copa devido a lesão, Waldemar Anton e Pascal Groß.

Quando Sahin falou com Groß pela primeira vez, ele sentiu: "Estou falando com alguém que sabe o que quer, que tem uma pista sobre o assunto. Ele torna os jogadores ao seu redor melhores, está taticamente em um nível muito alto e descobre espaços para seus companheiros de equipe." Junto com Anton, o treinador o leva à tarefa de líder na nova hierarquia da equipe. Dentro da equipe, "algo está se desenvolvendo. Vejo um grupo que está crescendo junto, que quer alcançar algo."

Anton e Groß pertencem ao grupo de participantes do Campeonato Europeu que só começaram seus preparativos há duas semanas. No entanto, a equipe rapidamente encontrou um denominador comum. "Estou de muito bom humor. Tenho a sensação em todas as sessões de que todos estão lá, todos sabem do que se trata, todos querem", disse Sahin, cujas instruções táticas seus jogadores implementaram rapidamente: "Estou muito feliz com o que os meninos levam com eles, absorvem e tentam trazer para o campo. Vi contra o Villarreal e também contra o Aston Villa um time que fazia tudo junto o tempo todo. Você podia ver onde queríamos ir. Ainda não chegamos lá, mas estamos indo na direção certa."

No sábado, o Borussia terá que mostrar o que trabalhou na pré-temporada pela primeira vez nesta temporada em condições competitivas. Para o Phönix Lübeck, o duelo da taça já é o quarto jogo oficial. Após a eliminação da taça estadual no dérbi contra o VfB Lübeck (1-2) e a derrota na estreia da Regionalliga Norte em Lohne (0-2), a equipe da quarta divisão de Schleswig-Holstein comemorou a sua primeira vitória da temporada no fim-de-semana passado com uma vitória por 3-1 sobre o VfB Oldenburg. Um analista do BVB estava no local para a partida na copa estadual, e os treinadores do BVB também viram e analisaram muito material de vídeo. "Sabemos exatamente como eles jogam", disse Sahin. "Mas não sabemos a abordagem deles em uma partida da copa contra o Borussia Dortmund. Esperamos ter muita posse de bola." O treinador e sua equipe se prepararam extensivamente para a equipe de Lübeck e, de acordo com Sahin, "definitivamente não subestimarão o adversário".

O caminho para a segunda rodada da copa da Alemanha é o alvo do Borussia Dortmund. O objetivo é continuar até a final em Berlim. "Queremos ganhar a Copa da Alemanha", disse Sahin antes de seu primeiro jogo oficial como treinador do BVB.

(Via BVB)