Por Augusto Edinger / @gutoedr

Coluna do Guto - Torcida auri negra, na última sexta-feira (13/07), houve o primeiro amistoso visando preparação para a temporada 2018/2019, contra o Austria Wien. Vitória magra pelo placar de 1-0, gol marcado por Alexander Isak. Porém como vimos durante o jogo e principalmente no segundo tempo, houve uma queda, principalmente na parte tática em relação ao Borussia Dortmund e também já vimos algumas novidades em campo, como Philipp jogando oficialmente como camisa “9”, além disso teremos um futebol mais objetivo e mais centrado a buscar o gol que tínhamos na temporada passada, fundamento esse que Favre priorizada muito. Hoje vou trazer para vocês alguns modelos de jogo que provavelmente Lucien Favre utilizará no comando do clube, vamos lá:
4-3-3:

O esquema favorito do técnico suíço, utilizado no futebol francês e também na época de Mönchengladbach, é o 4-3-3 e ele pode repetir isso à frente do Borussia Dortmund, principalmente com Götze distribuindo o jogo pelo meio, Delaney tendo mais liberdade para chegar a frente e contribuindo defensivamente ao lado de Weigl, é um esquema que utilizará muito das pontas com Reus e Pulisic, a grande novidade será Philipp como jogador mais na frente, isso poderá fazer com que os pontas tanto direito quanto esquerdo possam ter mais entradas com perigo na área adversária e dará também mais mobilidade ao ataque auri negro. Favre ainda poderia colocar Kagawa no meio campo para ter um time ainda mais ofensivo e trabalho de jogadas tanto com Götze quando com Shinji, nesse caso Delaney perderia a vaga.
Os laterais, Piszczek e principalmente Guerreiro que joga pelo lado de Reus, terão como apoiar ofensivamente e tentar levar ainda mais perigo. Defensivamente o time fecharia os espaços com ambos os pontas ajudando as laterais, como já disse Delaney pode figurar numa faixa mais à frente de Weigl, mas também nesse mesmo esquema pode jogar ao lado, deixando Götze na frente de ambos. É talvez o esquema que mais veremos durante toda a temporada.
4-2-3-1:

Numa formação com mais meio campistas, o que pode ser notado é talvez a utilização de Marius Wolf jogando pelo lado direito, porém podendo manter os jogadores da formação anterior, Lucien Favre recuaria de fato Delaney para jogar ao lado de Weigl e daria ainda mais liberdade para jogadas laterais com Piszczek e Guerreiro, Pulisic e Reus atuariam numa faixa mais distante do gol porém começariam mais jogadas vindo de trás acompanhado de Mario Götze. Essa formação deixaria ainda mais Philipp fixado perto do gol, bem próximo a área. Favre também poderia optar por utilizar Kagawa, no lugar de Götze chegando mais na frente, e utilizando Dahoud ao lado de Weigl, para dar início nas jogadas.
Defensivamente Weigl e Delaney fazem uma dupla muito segura, esse segundo apoiando no jogo aéreo defensivo. Rode poderia figurar na formação e também teria uma excelente ajuda na marcação, porém pecaria na saída de jogo pelo meio, com Marius Wolf Borussia um apoio na marcação melhor pelo lado direito e Reus e Guerreiro teriam ajuda de Delaney pelo lado esquerdo como de Rode.
4-1-4-1:

Contra-ataque e muita utilização das pontas e laterais, esses seriam os principais aspectos de se utilizar uma formação dessas. O aspecto defensivo pode se sobressair, juntando Delaney e Rode mais a frente de Weigl, e optar por Götze ou Kagawa deixa o time mais ofensivo, mas teriam de apoiar muito na marcação. Pulisic e Reus seguiriam como escapes pelos lados, Philipp seria o cara mais a frente, porém sendo responsável também de apoiar na marcação o que poderia fazer com faltasse fôlego para chegar mais na frente, Isak poderia figurar aí e até ajudar em jogadas de pivô pela estatura.
Dúvidas:
Guerreiro vem de uma copa do mundo abaixo da expectativa, lesões desde que chegou em Dortmund também deixam o lateral em contestação, muito foi cogitado que ele poderia até começar a atuar em uma função de meio campista, porém Hakimi pode ganhar a posição de titular, até pela facilidade em jogar pelas duas laterais, ou até como um trio de três zagueiros. Diallo deve ser a dupla de Akanji que ao contrário de Guerreiro teve uma copa acima da média e vem de uma temporada muito boa como principal zagueiro do time alemão, Töprak pode figurar ao lado dele. Zorc já disse em entrevista que se não encontrar no mercado uma peça tão boa para atacante principal, manterá total confiança em Max. O último jogador que veio como jogador de lado e virou atacante foi Aubameyang, ou seja, essa tentativa é valida.
E você torcedor o que espera da temporada?
Por Augusto Edinger / @gutoedr
15/11
12:00
Franculino retorna à pauta do Dortmund em cenário de incerteza no ataque
15/11
11:30
Adeyemi na mira de Arsenal e Manchester United em meio a impasse contratual
15/11
10:15
Vazamento indica nova camisa do BVB com retorno inesperado de cores
15/11
10:10
Lars Ricken elogia destaque do BVB na Copa do Mundo Sub-17
15/11
10:03
Talento do BVB tem estreia dos sonhos pela seleção de Curaçao
15/11
05:00
Meio-campista do Stuttgart desperta interesse do Borussia Dortmund
15/11
04:00
Watzke anuncia criação de novo cargo no Borussia Dortmund antes de assembleia
15/11
03:00
Noite de gala: Ryerson brilha com duas assistências em goleada da Noruega
14/11
13:00
Mudança no escudo do Borussia Dortmund volta ao debate antes da assembleia
14/11
12:35
Jornalista avalia futuro de Schlotterbeck e vê poucas chances de saída imediata
14/11
11:45
Guirassy entra no radar da Arábia Saudita e BVB define exigência de 80 milhões
14/11
10:45
Jürgen Klopp surpreende e anuncia retorno como comentarista na Copa do Mundo de 2026
14/11
10:10
BVB amplia lista de alvos e entra na disputa por jovem talento holandês
14/11
09:50
Sammer sai em defesa de Kovac e critica exagero nas cobranças ao treinador do BVB
14/11
05:00
Ricken nega crise no BVB e reafirma confiança total em Kovac
14/11
04:00
Brandt pode deixar o BVB já em janeiro, diz site inglês
14/11
03:00
BVB mira promessa belga e pode enfrentar o Bayern na disputa
14/11
00:00
O mercado de transferências e o impacto nos diferentes setores relacionados aos jogos de futebol