Texto por Colaborador: Redação 26/12/2025 - 08:00

Jenske Steenwijk, contratada pelo Borussia Dortmund no último verão, vem ganhando espaço e destaque na equipe feminina. A zagueira, de 21 anos, luta por uma vaga fixa desde sua chegada e agora recebe elogios expressivos da diretora-gerente e chefe de departamento do BVB, Svenja Schlenker.

“Jenske é uma das descobertas da temporada para mim”, afirmou Schlenker ao comentar o desempenho da jogadora. Para a dirigente, a lateral reúne características que a tornam ideal para o clube. “Ela é uma escolha perfeita para o BVB porque é uma defensora absolutamente confiável devido à sua vontade total de vencer, sua enorme força nos desarmes e sua visão do jogo. E agora ela até aparece como artilheira.”

Steenwijk valorizou o reconhecimento e destacou a importância da avaliação de Schlenker. “É sempre bom quando você recebe um elogio, especialmente quando vem da Svenja”, disse a jogadora ao clube. “Ela é uma referência importante para nós e tem algo a dizer no clube. Posso construir com base na palavra deles e seguir em frente.”

O desempenho recente reforça os elogios. Steenwijk se firmou rapidamente e apresentou atuações consistentes. No dia 9 de novembro, um dia após completar 21 anos, marcou um gol em chute rasteiro contra o SGS Essen Sub-21, resultado de uma previsão feita pela própria mãe — o segundo gol oficial com a camisa aurinegra. Diante do Bayer Leverkusen Sub-23, marcou novamente, chegando ao terceiro gol. Ela também teve participação destacada na partida da copa contra o Bayern de Munique, sendo substituída aos 72 minutos após uma dividida com Klara Bühl, e descreveu a atmosfera no Rote Erde como “mega-bela”.

Steenwijk foi contratada após sete anos no SV Meppen, período em que comemorou, entre outros feitos, a promoção à primeira divisão. A decisão de jogar no BVB se deu por uma busca de mudança. “Eu precisava de uma mudança, de pessoas diferentes e de um ambiente diferente para seguir em frente”, explicou. Sobre sua adaptação, afirma que o caminho tem sido construído com entrega total. “O primeiro contra o Leverkusen pode não ter sido meu melhor, mas depois disso comecei muito bem. Claro, sempre há espaço para melhorar, mas eu já tenho uma boa consistência no meu jogo no momento.”

Com 21 anos, a defensora tem um objetivo claro com a equipe: o acesso à segunda divisão. “Todos queremos isso e todos sonhamos, porque seria muito especial ser promovido para a segunda divisão com o BVB”, destacou. “Quando você joga pelo BVB e a missão é a promoção, então, claro, há pressão. Mas é uma pressão positiva com a qual conseguimos lidar bem como equipe.”

Nos objetivos individuais, Steenwijk fala em constância e evolução contínua. “Quero me desenvolver ainda mais, em cada sessão de treino e em cada jogo. Meu objetivo é manter a consistência no meu desempenho. Estou pronto para dar tudo por isso.” Com essa postura e a crescente influência dentro de campo, ela já é considerada um dos pilares defensivos do Borussia Dortmund, para satisfação de Svenja Schlenker e de todo o clube.

Categorias

Ver todas categorias

A Bundesliga perdeu completamente a graça para você?

Sim

Votar

Não

Votar

4 pessoas já votaram