BVB.de / Oficial Site Confiante, perspicaz e simpático, Niko Kovac foi apresentado ao público na terça-feira. O novo treinador do Borussia Dortmund prometeu: "Queremos levar o BVB de volta ao lugar onde pertence, ou seja, ao topo".
"Em nossa situação, a contribuição de um treinador experiente de fora é extremamente necessária, pois estou convencido de que o desenvolvimento contínuo está diretamente relacionado a isso", explicou o diretor administrativo Lars Ricken em uma coletiva de imprensa especialmente convocada. Ele garantiu: "Acredito que encontramos o homem certo em Niko, com toda a sua experiência nacional e internacional, e com todos os seus sucessos. Suas equipes sempre foram caracterizadas pelo espírito de equipe, comprometimento, fisicalidade e vontade. Sentimos seu desejo de assumir essa tarefa."
A primeira sessão de treinamento com todos os jogadores na terça-feira foi focada principalmente em ações e processos ofensivos. "Houve um sorriso, muitos pontos positivos", descreveu o diretor esportivo Sebastian Kehl sobre suas impressões e explicou: "Sinto a energia de Niko e sua equipe técnica. Ele exige virtudes claras. É uma grande oportunidade para todos nós avançarmos neste momento. Vamos dar um novo impulso com novas ideias e vejo um grande potencial para esta temporada."
"Minha primeira impressão é muito positiva. Estou muito feliz", disse Kovac. "Estamos muito bem recuperados após uma pausa de dez meses, muito motivados e felizes por estarmos de volta à Bundesliga e por trabalhar em um clube tão grande como o Borussia Dortmund."
Niko Kovac sobre suas primeiras impressões da equipe: "Os últimos três jogos foram positivos. O BVB conquistou sete pontos. Já deu para perceber que a equipe tem a qualidade necessária. Muitos bons jogadores. Muita coisa depende da autoconfiança. O que Mike (Tullberg, nota do editor) fez com a equipe nos últimos três jogos foi ótimo. Os jogadores viram como é bom vencer. As vitórias são importantes para aumentar a autoconfiança. A preparação para as vitórias vem de bons treinos, duelos vencidos e passes recebidos. Eu vi isso hoje no treinamento. Tínhamos uma boa unidade. O que aconteceu até agora não importa. O que é importante é o que virá, e isso é o mais relevante na vida e no futebol."
Sobre os aspectos que ele valoriza: "Sou um trabalhador. De onde venho, ou como fui criado, nada aconteceu por si só. Tudo o que minha família e eu conquistamos foi através de muito trabalho. Acho que me encaixo bem aqui, no Ruhr (Pott). O que exijo: disciplina, ordem, paixão, intensidade e agressividade. Temos que fazer duas coisas: levar o futebol a um bom nível, mas também o físico. O futebol é decidido na cabeça. Se a mente estiver clara, você pode ir além dos limites. Somente aqueles que trabalham receberão algo. Você não ganha muito por pouco. Sou amigo de muito mais."
Sobre seu objetivo: "A ambição do BVB, e também a nossa, é tirar o máximo proveito dessa situação. Não quero falar sobre classificação. No final, as contas serão feitas. Agora temos um jogo muito importante contra o VfB Stuttgart. Com a torcida atrás de mim, espero o apoio necessário para vencermos e dar um passo à frente. A liga será decidida muito tarde, muito tarde. Os últimos jogos serão emocionantes. Em relação ao quarto lugar, ninguém vai se afastar."
Sobre abordagens e alavancas: "Vi uma equipe com grandes habilidades e muita qualidade individual. Mas também uma equipe que não conseguiu explorar todo o seu potencial. Queremos levar o BVB de volta ao topo, onde pertence. Espero um clube com coração e paixão. Se conseguirmos formar uma simbiose, estou muito convencido de que teremos sucesso juntos."
Sobre a sequência de jogos importantes no campeonato e na Liga dos Campeões: "Mike teve que fazer o mesmo: de agora em diante. Claro, isso não é o ideal. No nosso trabalho, no entanto, não se pode esperar ter uma preparação de verão ou inverno. Não vamos reinventar tudo de uma vez. O importante é dar aos jogadores a confiança necessária. Se a equipe tiver isso, será forte o suficiente para ganhar jogos, mesmo que o treinador esteja no clube há apenas uma semana."
Sobre o capitão Emre Can: "Eu vejo Emre como um líder. Ele é um jogador da seleção alemã e já jogou em grandes clubes. Ele se sente muito confortável na posição de zagueiro central. Ele continua sendo o capitão e recebe toda a minha confiança. Claro, o desempenho é o mais importante. Se o desempenho estiver certo, não há dúvida."
Sobre seu ex-jogador Niklas Süle: "Ele tinha um lugar garantido comigo em Munique. Ele fez as primeiras corridas ontem e espero que seja parcialmente integrado ao treinamento na quarta-feira. Vamos nos certificar de colocá-lo no time o mais rápido possível. Se Nicky estiver saudável, eu diria que ele é um jogador para a Copa do Mundo de 2026."
23/01
03:30
Borussia Dortmund segue em posição sólida no ranking dos clubes mais ricos do mundo
23/01
02:00
Baumgart não entende críticas ao Dortmund: "Uma das melhores equipes que enfrentaremos"
23/01
01:00
Duranville deixa Borussia Dortmund e é emprestado ao Basel em busca de sequência
22/01
11:00
Quinten Timber deve recusar o BVB e encaminha transferência para a França
22/01
10:25
BVB acompanha joia brasileira e observa próximos passos na Croácia
22/01
10:00
Imprensa aponta falhas recorrentes e questiona nível do elenco do BVB
22/01
09:44
Hummels critica expulsão no jogo do BVB e cobra revisão das regras
22/01
05:00
Watzke aposta em nova fase de instabilidade do Bayern
22/01
04:00
Negociação com Nmecha: BVB define cronograma para renovação
22/01
03:00
Dortmund busca blindar jovem promessa Kaba
22/01
02:00
Julien Duranville perto de deixar o BVB: transferência para o Basel está encaminhada
21/01
11:00
BVB vê Premier League observar Felix Nmecha para o próximo verão
21/01
10:30
Concorrência inglesa: Fulham intensifica interesse em Oscar Bobb, alvo do BVB
21/01
10:00
“Fracasso total” em Londres: Hummels faz críticas duras ao BVB após derrota para o Tottenham
21/01
09:42
Imprensa critica atuação do BVB após derrota para o Tottenham: “Assustador em intensidade e desarmes”
21/01
05:00
Borussia Dortmund muda estratégia e aceita cláusulas de saída em contratos
21/01
04:00
Negociação por jovem lateral brasileiro enfrenta obstáculo inesperado
21/01
03:00
Jogadores do BVB lamentam atuação fraca na derrota para os Spurs