Antes do próximo Revierderby contra o BVB, Naldo quer uma reação de seus companheiros. Embora o veterano do Schalke 04 tenha perdido seu lugar, a palavra do brasileiro no vestiário continua a ter peso. "Temos que deixar o Schalke orgulhoso de novo", disse Naldo, fazendo um apelo claro ao time em frente ao clássico contra o Borussia Dortmund.
A importância do também é ilustrada pelo discurso de meia-hora do atacante de 36 anos na última vitória em casa sobre o Nuremberg. "Ele enviou palavras motivadoras para nós, dizendo que precisamos ser mais corajosos, defender mais e ser mais agressivos", disse o lateral-esquerdo Bastian Oczipka após a partida na zona mista. Palavras que não falharam. Os mineiros viraram e comemoraram uma vitória por 5-2.
No entanto, o Royal Blues está atualmente com 19 pontos atrás dos líderes de Dortmund. Além disso, ameaça a batalha de rebaixamento: apenas quatro pontos separam o Schalke do zona. Enquanto isso, Naldo é um dos rostos da crise do S04. Enquanto o zagueiro central liderou os rivais na temporada passada como chefe indiscutível na defesa do vice-campeonato, o brasileiro perdeu seu lugar na atual temporada. Os últimos cinco jogos da Bundesliga tiveram Naldo durante toda a temporada no banco.
Ainda assim, treinador do Schalke Domenico Tedesco enfatizou recentemente o importante papel do defensor: "Tivemos muitas discussões Naldo é dentro e fora do campo uma personalidade marcante e importante para nós - seja ele joga ou não ...".
Também o diretor esportivo Christian Heidel enfatizou as qualidades dos profissionais S04 de longa data. "Como pessoa, como um tipo e como um personagem, ele se tornou parte integrante do jogo, desempenhando um papel imensamente importante tanto fora como dentro de campo", disse o diretor de 55 anos.