Texto por Colaborador: Redação 30/09/2025 - 05:00

Após longa recuperação de lesão, Nico Schlotterbeck voltou a atuar pela defesa do Borussia Dortmund e impressionou de imediato. O desempenho do zagueiro chamou a atenção do técnico da seleção alemã, Julian Nagelsmann, que o convocou para os jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo.

Schlotterbeck estará nos compromissos da Alemanha em outubro e "definitivamente estará lá e merece isso". A declaração foi feita por Nagelsmann durante a estreia de um documentário da Sky sobre a vida de Rudi Völler, diretor esportivo da DFB.

"Ele está bem, não tem problemas. Ele oferece uma construção de jogo excepcionalmente boa e tem uma vontade de vencer super. Agora temos novamente um pé esquerdo na defesa, o que nos faz bem", elogiou o treinador ao jogador de 25 anos.

O defensor do Dortmund ficou afastado desde abril por causa de uma lesão no menisco, mas nas últimas rodadas da Bundesliga disputou duas partidas completas e mostrou ótima forma desde seu retorno.

Nagelsmann anunciará na quinta-feira a convocação para os duelos contra Luxemburgo (10 de outubro, em Sinsheim) e contra a Irlanda do Norte em Belfast (13 de outubro).

Seleção alemã busca reação após início ruim

O comandante espera uma resposta de sua equipe depois do início desastroso nas Eliminatórias, com a derrota por 2 a 0 para a Eslováquia na primeira rodada.

"Queremos entrar mais em ação e falar menos. Tivemos quatro semanas intensas e discutimos e refletimos muito. Não é super fácil", explicou o técnico da DFB, fazendo referência às ausências prolongadas de jogadores-chave como Jamal Musiala, Kai Havertz, o goleiro Marc-André ter Stegen e, nos últimos meses, também Schlotterbeck.

"Mas não adianta reclamar. Precisamos falar um pouco menos. Agora precisamos cumprir coisas sobre as quais nem falamos." O jogo de volta contra a Eslováquia acontece apenas em novembro, na sexta e última rodada.

Não haverá muitas surpresas na lista de convocados, afirmou Nagelsmann. "Uma, duas, talvez. Discutimos por quatro semanas como vamos abordar isso. Jogadores são mais fáceis de integrar em situações estáveis. Estamos em uma situação muito instável, por isso não é tão aconselhável. Vamos substituir alguns, porque há alguns casos difíceis." De modo geral, porém, "os jogadores que estiveram presentes terão a chance de fazer melhor do que da última vez".

Considerando os titulares lesionados, é complicado "se definirmos um eixo", disse o treinador. "Isso fala um pouco contra definir um eixo, temos muitas lesões em posições-chave. Portanto, precisamos permanecer variáveis."

O próprio Völler destacou que a seleção da DFB ainda tem a vaga para a Copa "nas próprias mãos, mas precisamos fazer melhor do que da última vez. Então queremos disputar uma Copa de alto nível." Ele exigiu: "Deve ser difícil nos vencer."

Categorias

Ver todas categorias

BVB tem chances reais de título da Bundesliga?

Sim

Votar

Não

Votar

124 pessoas já votaram