Texto por Colaborador: Redação 14/11/2025 - 13:00

A próxima assembleia geral do Borussia Dortmund promete ser movimentada. Além da eleição de Hans-Joachim Watzke como novo presidente do clube, substituindo Reinhold Lunow, outro ponto deve gerar debate entre os membros: o pedido oficial para a mudança do escudo do BVB.

A proposta foi incluída como item 17 da pauta, “Moções e Desejos”, e já provoca discussões internas antes da assembleia marcada para 23 de novembro. O pedido sugere a reintrodução do antigo escudo utilizado entre 1974 e 1976 e novamente entre 1978 e 1993 como logotipo oficial do clube.

Esse brasão tradicional já voltou a aparecer nesta temporada, adornando a camisa de copa usada na Liga dos Campeões. Em relação ao atual escudo, o modelo proposto apresenta duas argolas pretas adicionais ao redor do “BVB 09” e utiliza um tom de amarelo ligeiramente mais escuro.

A mudança é defendida por Sam-Joel Renken, membro do Borussia Dortmund que apresentou a moção e tem promovido a ideia nas redes sociais. Ele argumenta que o emblema mais antigo é visualmente superior.

“O atual brasão do clube existe em sua forma desde 1993 e é um símbolo da história tradicional do nosso clube. Ao longo dos anos, no entanto, surgiram várias razões que fazem parecer sensato adaptar o brasão”, afirma o texto oficial da proposta.

Em entrevista ao Ruhr Nachrichten, Renken detalhou seu posicionamento: “Eu lidei muito com a história do brasão de vários clubes [...] Acho o brasão tradicional do BVB muito mais nobre do que o atual. Já está sendo usado na camisa da Copa e também é repetidamente retratado em bandeiras na arquibancada sul”, disse o jovem de 23 anos, que, segundo o jornal, tem poucas chances de ver sua proposta aprovada.

Categorias

Ver todas categorias

BVB tem chances reais de título da Bundesliga?

Sim

Votar

Não

Votar

124 pessoas já votaram