Texto por Colaborador: Redação 13/02/2024 - 15:56

Nesta terça-feira, a Liga dos Campeões entra na fase de mata-mata. Além da competição em andamento, alguns clubes também disputam pontos em uma classificação de coeficiente, que serve para determinar os participantes do Mundial de Clubes reformado. RB Leipzig e Borussia Dortmund vão disputar um duelo de longa distância.

Como o Bayern já reservou seu lugar, mas no máximo dois participantes dos respectivos países da Uefa participarão do torneio, que será realizado nos EUA em 2025, além do certamente improvável caso uma das equipes conquiste o troféu nesta temporada, Leipzig e BVB estarão disputando um lugar na tabela dos grandes clubes na classificação por pontos. O Dortmund tem claramente as melhores cartas nas mãos: uma vantagem de seis pontos equivale a três vitórias, que o Leipzig teria de marcar se o Dortmund não somasse mais pontos.

Em termos concretos, isso significa que o Leipzig precisa avançar contra o Real Madrid nas oitavas de final e depois vencer as quartas de final para ultrapassar o BVB. Mesmo com duas derrotas contra o PSV de Eindhoven, o BVB estaria seguro, desde que os saxões não conseguissem uma grande virada contra os favoritos ao título da Espanha. O Mundial de Clubes, em 2025, será acompanhado de dificuldades, mas o desgaste sobre os profissionais certamente se tornará um grande problema. Mas, acima de tudo, trata-se de muito dinheiro. Os números exatos ainda não estão disponíveis, mas, de acordo com relatos da mídia, haverá uma taxa inicial de até 50 milhões de euros. Além disso, haverá bônus se o torneio com 32 participantes de todo o mundo correr bem.

Para clubes fora da elite absoluta, 50 milhões de euros fazem uma grande diferença no orçamento. O prognóstico de que muitos torcedores do BVB verão o Mundial de Clubes de forma negativa é óbvio. No entanto, as proverbiais rolhas de champanhe provavelmente apareceriam nas salas de reuniões se a participação fosse logo garantida. "Acho que vai ser um evento gigantesco, especialmente fora da Europa, e um grande sucesso. Nós, como BVB, gostaríamos de participar", disse Hans-Joachim Watzke ao The Athletic em janeiro. "Os torcedores terão suas dúvidas, como sempre fazem, até vê-lo em ação", continuou o técnico dos Pretos e Amarelos. (Via FN)

Categorias

Ver todas categorias

BVB é candidato real na Bundesliga?

Sim

Votar

Não

Votar

173 pessoas já votaram