Texto por Colaborador: Redação 19/09/2025 - 09:54

Maximilian Beier, atacante de 22 anos do Borussia Dortmund, decidiu ir além das quatro linhas e se engajou em uma causa social importante. O jogador se registrou como doador de células-tronco no Arquivo Alemão de Doadores (DSD) e agora atua como embaixador na luta contra o câncer no sangue.

Na Alemanha, cerca de 14 mil pessoas são diagnosticadas com câncer de sangue ou leucemia todos os anos, entre elas 600 crianças. No mundo, um novo caso surge a cada 27 segundos. Em média, apenas 30% dos pacientes encontram um doador compatível na própria família, enquanto os outros 70% dependem de voluntários sem laços de parentesco.

Com o objetivo de aumentar o número de registros, o DSD lançou uma campanha de conscientização em torno do "Dia Mundial do Doador de Medula" (WMDD), celebrado em 20 de setembro. O Borussia Dortmund anunciou em seu site a participação de Beier, que decidiu usar sua visibilidade para apoiar a causa.

O atacante destacou a importância de se engajar nesse tipo de ação: "Quero mostrar como é fácil ajudar as pessoas. O diagnóstico de câncer no sangue pode afetar qualquer pessoa, independentemente da idade, origem ou estilo de vida – o que torna ainda mais importante ter a oportunidade de ajudar com a doação certa de células-tronco para salvar vidas", afirmou.

Beier explicou também como funciona o processo de registro, por meio do site www.registrieredich.com: "Muitas pessoas podem nem saber como é fácil e rápido se registrar como doador de células-tronco ou ter dúvidas sobre o processo. É por isso que quero mostrar como é fácil ajudar outras pessoas. O processo não é tão complicado quanto parece: pegue o cotonete brevemente, coloque cotonetes no envelope, devolva e aguarde a ligação para poder salvar uma vida", detalhou.

A diretora administrativa do DSD, Maike Hornberg, agradeceu publicamente o apoio do jogador: "Estamos muito gratos por Beier estar registrando-se publicamente como um potencial doador de células-tronco para chamar a atenção para o importante tópico do câncer de sangue e da doação de células-tronco", declarou. Ela acrescentou ainda a expectativa de que o gesto do atacante inspire outros: "Esperamos que inspire muitos jovens a se inscreverem também."

Categorias

Ver todas categorias

BVB tem chances reais de título da Bundesliga?

Sim

Votar

Não

Votar

124 pessoas já votaram