Apesar da goleada arrasadora por 6 a 0 sobre o Union Berlin, o Borussia Dortmund segue apenas na décima posição da Bundesliga. Ainda assim, Lothar Matthäus acredita que o clube não deve ser descartado da disputa por um lugar na próxima Liga dos Campeões.
Os três primeiros colocados parecem inalcançáveis. Bayern de Munique e Bayer Leverkusen abriram 26 e 18 pontos de vantagem, respectivamente, enquanto o Eintracht Frankfurt, terceiro na tabela, já tem dez pontos a mais que o BVB. No entanto, a quarta posição, atualmente ocupada pelo Freiburg, ainda está ao alcance. Com sete pontos de diferença e 11 rodadas restantes, os aurinegros seguem com chances de conquistar a última vaga para a Champions.
Matthäus pede paciência ao Dortmund
Em sua coluna no Sky Sports, o ex-campeão mundial reforçou que o clube deve mirar a Liga dos Campeões, mas sem afobação. “O BVB precisa manter a calma e focar no trabalho. Se os concorrentes tropeçarem, o Dortmund precisa estar pronto para aproveitar”, analisou Matthäus.
A pressão interna também não deve ser um problema, já que a equipe comandada por Niko Kovac acumula nove derrotas na Bundesliga. Para Matthäus, a estratégia deve ser traçada passo a passo.
“O Dortmund não pode mirar muito longe. O primeiro objetivo deve ser voltar para a parte de cima da tabela. Depois disso, buscar vagas na Conference League e na Europa League para, então, pensar na Champions”, concluiu o ex-jogador, que, curiosamente, nunca venceu a Bundesliga em sua carreira.