Texto por Colaborador: Redação 13/11/2023 - 17:00

Lothar Matthäus acredita que a abordagem pragmática e cautelosa de Edin Terzic não se encaixa no DNA do Borussia Dortmund. O BVB recebeu mais um choque de realidade neste sábado, ao sofrer uma derrota por 2 a 1 fora de casa para o Stuttgart. Os auri-negros tiveram a sorte de perder por apenas um gol, já que o Stuttgart perdeu uma série de grandes chances e forçou uma série de excelentes defesas de Gregor Kobel.

O resultado também fez com que o Borussia saísse dos quatro primeiros. E embora ainda esteja no início da temporada, os alarmes certamente estarão tocando no clube.

Lothar Matthäus já se pronunciou sobre os problemas do BVB. E o ex-capitão da Alemanha é da opinião de que a tática de Edin Terzic não se encaixa no DNA do clube. Mas ele não espera que o futuro do jogador de 41 anos seja questionado ainda.

"Por que eles jogaram com tanta cautela contra o Bayern? Quando eles fizeram corridas ousadas para a frente, eles pareciam decentes às vezes. Você não pode simplesmente jogar defensivamente contra o Bayern – ou em Stuttgart. Esse não é o DNA desta equipe", escreveu Matthäus em sua coluna na Sky Sport.

"Havia cinco ou seis jogadores de ataque em campo contra o Bayern, mas Edin Terzic decidiu ficar compacto na zaga e fazer a transição rapidamente depois de ganhar a bola. O Dortmund tinha feito amizade com essa tática até certo ponto, pelo menos os resultados tinham seguido seu caminho até o jogo do Bayern. Mas eles não estão jogando o tipo de futebol emocionante que costumavam fazer."

"A capacidade e a qualidade estão lá. Eles têm velocidade, experiência, força nos tackles – a equipe certamente pode ter um desempenho diferente, mas está inquieto."

Terzic disse no mês passado que o foco do BVB é jogar um futebol "menos ousdo e mais voltado para o sucesso". E embora essa abordagem pragmática tenha rendido dividendos contra o Newcastle United na Liga dos Campeões, o BVB não pareceu convincente na maioria de seus jogos na Bundesliga nesta temporada.

Uma série de jogos cruciais estão reservados para o Dortmund nos próximos meses. E Edin Terzic espera encontrar as soluções certas para tirar o navio de águas turbulentas antes das férias de inverno. (Via BVB Buzz)