Texto por Colaborador: Redação 25/10/2024 - 19:08

A violenta derrota na Liga dos Campeões contra o Real Madrid trouxe críticas significativas ao técnico do BVB, Nuri Sahin. O campeão mundial Lothar Matthäus vê o treinador como responsável.

Lothar Matthäus respondeu às críticas ao treinador do Dortmund, Nuri Sahin. Em particular, a mudança do sistema de jogo no Real Madrid (2:5) para uma variante mais defensiva com um defesa adicional tem sido objeto de muita discussão nos últimos dias.

“Se o tiro sair pela culatra, o treinador será criticado. Ele terá que aguentar”, disse Lothar Matthäus à RTL/ntv e sport.de.

Sahin certamente “teve uma ideia por trás disso” ao fazer a mudança, disse o especialista em TV. No entanto, o comandante de 36 anos deu um sinal "de que não se deve jogar em Madrid": "Jogo mais defensivamente, apenas de forma compacta na defensiva, quase nenhum ataque ofensivo. No final, isso ajudou a dar ao Real Madrid a sensação: podemos avançar mais. A equipe claramente aproveitou isso", analisou Matthäus.

BVB entra em colapso completamente

Depois de uma vantagem de 2 a 0 no intervalo graças aos gols de Donyell Malen e Jamie Gittens, o BVB desabou completamente no jogo da Liga dos Campeões. No segundo tempo, as estrelas do Real em torno do brilhante Vinicius Jr desmantelaram literalmente a defesa do BVB. O Merengues deram aos convidados cinco gols após o intervalo.

“É claro que o treinador será criticado depois”, disse Matthäus. "Talvez agora ele perceba que teria sido melhor ter feito outra coisa. Só não se sabe de antemão. O treinador é então responsável e tem de assumir a responsabilidade".

Sahin enfrentou críticas na sexta-feira na coletiva de imprensa antes do jogo contra o Augsburg.

"As exigências em Dortmund são sempre enormes devido ao sucesso dos últimos anos. Isso ficou claro para mim desde o início. Se você lidera por 2 a 0, faz uma mudança tática e depois perde por 2 a 5: eu não esperava que eu não seria criticado "Seria fatal pensar isso", disse Sahin. "Esse é o destino de um treinador. Posso lidar com isso. Houve muitos elogios no passado e esses tempos voltarão".

Depois da derrota por 5-2, Sahin já tinha explicado que o seu plano na segunda parte “não deu certo”, “é o meu erro que tenho de enfrentar”, disse o treinador do BVB. Com as mudanças ele quis dar “segurança” para que “Rodrygo e principalmente Vini não entrem em duelos um contra um com tanta facilidade”. Deu tudo errado e Vinicius Junior usou sua liberdade para fazer três gols (62º, 86º, 90º + 3). “O segundo tempo é extremamente amargo. Defendemos muito, muito mal, além da classe individual do Real”, disse Sahin.

 

via sport.de

Categorias

Ver todas categorias

BVB tem chances reais de título da Bundesliga?

Sim

Votar

Não

Votar

124 pessoas já votaram