Texto por Colaborador: Redação 29/10/2024 - 09:00

O BVB está em crise: Lothar Matthäus revelou agora uma omissão do técnico Nuri Sahin.

Lothar Matthäus é da opinião de que o técnico Nuri Sahin até agora não conseguiu se comprometer com um onze inicial claro no Borussia Dortmund. Em vez disso, o treinador do BVB quer agradar a muitos jogadores.

Como Matthäus escreveu em sua coluna para a Sky, Sahin ainda não conseguiu "escolher seus primeiros onze, doze, 13 jogadores que ganham sua confiança". Portanto, "decisões claras, às vezes impopulares" devem ser tomadas o mais rápido possível.

"Você não pode tratar todos igualmente. Fazer um favor a todos os jogadores não leva o Borussia Dortmund a lugar nenhum. A questão é: quem o treinador torna o líder? Quem ele está apoiando?" acrescentou o disco internacional e enfatizou: "Agradar a todos não funciona. O treinador tem que tomar decisões. Não para os jogadores, mas para a equipe e o clube."

O BVB havia perdido recentemente dois jogos consecutivos. Acima de tudo, a derrota por 5 a 2 para o Real Madrid na Liga dos Campeões, após uma vantagem de 2 a 0 no intervalo, foi atribuída a Sahin depois que ele mudou fundamentalmente seu sistema no segundo tempo.

Enquanto isso, o capitão Emre Can, que não fez a melhor figura na derrota por 2 a 1 para o Augsburg no último fim de semana, também está sob críticas.

"Se ele tirasse a braçadeira de capitão de Can, isso causaria agitação novamente no momento, mas não ajuda se um capitão for constantemente criticado, às vezes com razão", explicou Matthäus e acrescentou: "Ele não tem a posição com os torcedores que um capitão deveria ter. Ou seja, ser intocável, como Marco Reus foi, por exemplo."

Contra o Real, o zagueiro também não teve a atitude certa. "Isso não é para ser ruim contra Can, mas se eu entrei cinco minutos antes e o outro jogador já está em campo há 80 minutos, então eu tenho que marchar os últimos dez metros. Isso é uma questão de atitude e eu tenho que culpar Emre por isso."

De acordo com Matthäus, o BVB já tem um jogador em seu elenco, Waldemar Anton, que pode se tornar um jogador de destaque. "Tenho que fazer com que Anton seja tão forte no BVB quanto ele foi em Stuttgart. Lá ele não era apenas capitão, mas também líder. Levá-lo até lá é tarefa dos responsáveis, incluindo o treinador", disse o comentarista de TV. O jogador, assim como o atacante Serhou Guirassy, precisa de uma "imunidade".

Apesar dos últimos resultados, os gols do BVB para a temporada ainda não estão em perigo, mas na Bundesliga a diferença para a dupla líder Bayern de Munique e RB Leipzig já é de sete pontos após oito rodadas.

O BVB tem "na verdade tudo o que uma equipe precisa para mim", escreveu Matthäus, listando: "Jogadores líderes, jogadores de qualidade, artilheiros, jogadores rápidos". Ele só vê espaço para melhorias nos flancos defensivos: "Mas o BVB tem jogadores de primeira classe em todas as outras posições".

Na Liga dos Campeões, eles têm seis pontos após três jogos. Na próxima rodada (5 de novembro), o Sturm Graz aguarda.

O Dortmund tentará voltar aos trilhos na terça-feira, quando enfrentar o Wolfsburg na Copa da Alemanha. Na Bundesliga, haverá um duelo com o RB Leipzig no sábado.

Categorias

Ver todas categorias

BVB é candidato real na Bundesliga?

Sim

Votar

Não

Votar

130 pessoas já votaram