A derrota por 2-4 frente ao Schalke colocou um sonho amargo noBorussia Dortmund. Para Lothar Matthäus, a aparição do BVB é prova de que a equipe ainda não está pronta para o título. "Dortmund têm mostrado que eles não estão prontos para resistir a esta pressão. Eles estavam prestes a se tornarem campeões. Tiveram a oportunidade de apresentar na luta pelo título", analisa o ex-jogador de 58 na "conversa de futebol Wontorra" no "Sky".
O especialista vê pelo menos uma das culpas pela situação atual com os responsáveis pelo técnico Lucien Favre. "Eles não fez uma grande temporada." Simbólico da falta de maturidade do Dortmund recorde, ele citou o atacante Marco Reus. "Estas são também as coisas que mostram que a equipe não pode lidar com essas situações de pressão. Especialmente Marco Reus nunca deveria acontecer. Isso foi um golpe no pescoço para Dortmund", conclui. Marco Reus (60.) e Marius Wolf (65.) foram expulsos no Revierderby logo após o outro do campo.
O fato de que Favre tenha dito publicamente o campeonato e irritado após o jogo que a disputa pelo título havia acabado mostra o lado emocional abalado do treinador. "Para mim, o campeonato foi encerrado também, mas eu não sou o treinador do Borussia Dortmund, esse é o sinal errado, mas esse é o lado emocional de Lucien Favre."