Texto por Colaborador: Redação 13/12/2023 - 04:52

O comentarista de TV Lothar Matthäus criticou o estilo de jogo do Borussia Dortmund e ficou surpreso com a forma como Edin Terzic colocou recentemente seus homens em campo. Ele também deu alguns conselhos ao treinador do BVB.

“O Borussia Dortmund me emocionou com o futebol ofensivo na última segunda metade da temporada”, disse Lothar Matthäus em sua coluna para “Sky”, relembrando a última temporada, em que o BVB quase conquistou o título graças a uma recuperação furiosa com sensacional jogos. E acrescentou sobriamente: "Mas esta temporada Edin Terzic está a deixar a sua equipe jogar de forma mais defensiva, como fizeram recentemente em Leverkusen e na eliminação da copa em Stuttgart".

O lendário repórter Marcel Reif criticou recentemente o treinador alvinegro de forma semelhante. "Nem em Leverkusen nem contra o Stuttgart foi uma história de mentalidade! Em vez disso, foi escolhida uma abordagem em que, como equipe, você se coloca na retaguarda, deixa-os vir e depois contra-ataca. É o Dortmund?", perguntou Reif, surpreso, no programa. "Reif está ao vivo" há poucos dias no "Bild": "Este é o futebol do Dortmund, que já foi operado pelo técnico Edin Terzic em Leverkusen e novamente ontem [na derrota por 0-2 na copa contra o Stuttgart, nota do editor]? "

Contra o RB Leipzig (2:3) no fim de semana passado, o quadro foi involuntariamente diferente. Como o BVB estava há muito tempo dizimado pelo cartão vermelho contra Mats Hummels e não tinha mais nada a perder por estar atrás, a equipe de Terzic conseguiu jogar com mais liberdade.

Matthew também percebeu isso. “Contra o Leipzig, vimos novamente no segundo tempo que o DNA do Borussia está na ofensiva”, disse o especialista de TV sobre o jogo contra o Dortmund, que quase conseguiu empatar na fase de pressão.

Matthäus: “Esta é a melhor alternativa” ao jogo atual do BVB

“Com velocidade nas posições laterais através de Adeyemi e Malen ou jogadores jovens como Bynoe-Gittens. Reus no centro, Julian Brandt também pode ser jogado no duplo seis, além de um verdadeiro clearer e um zagueiro atrás deles, essa é a melhor alternativa ao que Terzic está fazendo", Matthäus deu uma dica ao treinador.

O homem de 62 anos explicou que, ao contratar jogadores como Marcel Sabitzer ou Niclas Füllkrug no verão, eles deram o exemplo. "Você comprou a ofensiva, mas está jogando defensivamente. Não combina", foi o veredicto claro do especialista em TV, que Terzic também pode ler como instruções de ação. (via sport.de)