Texto por Colaborador: Redação 10/12/2023 - 00:45

Mats Hummels assumiu a responsabilidade pela derrota do BVB para o RB Leipzig (2:3) . O zagueiro não apenas praticou a autocrítica, mas o cartão vermelho também foi evitável para o técnico do Borussia Dortmund, Edin Terzic.

O veterano do BVB, Mats Hummels, não perdeu muito tempo: imediatamente após o apito final do principal jogo da Bundesliga entre BVB e RB Leipzig, o defensor assumiu a responsabilidade.

“Um grande elogio aos torcedores e ao time pelo moral de hoje. A derrota é minha, nunca poderei ir até o fim e deixar os meninos em campo por 80 minutos com um homem a menos”, escreveu o jogador de 34 anos em seu Instagram.

Hummels derrubou a atacante do Leipzig, Lois Openda, perto da entrada da área, depois de ter atacado sozinho em direção ao gol do Dortmund. Inicialmente, o árbitro Sven Jablonski decidiu pênalti e mostrou cartão amarelo a Hummels. Após uma longa verificação do VAR, foi constatado que a falta indiscutível não ocorreu na grande área – então houve cobrança de falta para Leipzig e vermelho para Hummels.

O treinador do Dortmund, Edin Terzic, fez então uma mudança táctica, trazendo o zagueiro Niklas Süle para o lugar do extremo Jamie Bynoe-Gittens.

Terzic deixa claro: “Ele não tem permissão para descer lá”

Depois do jogo muito disputado, Terzic não escondeu no microfone "Sky" que também achava que a falta do chefe da defesa era evitável: "O próprio Mats sabe disso: ele não tem permissão para descer lá. Não nessa situação, não no minuto de jogo. Então vai ser brutalmente difícil."

Tal como Hummels, o comandante de 41 anos deu um “elogio” à sua equipe pelo grande esforço. Niklas Süle (45º + 6º) fez o 1-1 no intervalo, após autogolo de Ramy Bensebaini (32º). Mesmo depois de voltar a ficar para trás através de Christoph Baumgartner (54º), o BVB reagiu à derrota, mas sofreu mais um gol nos acréscimos (90º + 1) através de Yussuf Poulsen.

Mais uma vez o Dortmund arriscou tudo, e o goleiro Gregor Kobel também entrou no ataque nos minutos finais. O centroavante Niclas Füllkrug (90+3) conseguiu mesmo marcar o gol seguinte, mas já não foi suficiente para conquistar um ponto.

Devido à derrota para os seus concorrentes diretos, os alvinegros perderam de vista o objetivo da temporada de se classificar para a Liga dos Campeões. A diferença para o quarto colocado Leipzig é agora de quatro pontos.