Texto por Colaborador: Redação 19/08/2023 - 15:32

O Borussia Dortmund começou a temporada da Bundesliga com uma vitória em casa por 1 a 0 sobre o Colônia. O gol foi marcado por Donyell Malen, aos 88 minutos. 

Em uma tarde quente e úmida de verão, 81.365 espectadores no lotado Signal Iduna Park assistiram a um jogo em que o BVB teve dificuldades, e o Colônia foi ainda perigoso em alguns raros ataques. Mas, aos 88 minutos, Malen marcou o gol da sofrida vitória.

Vice-campeão contra o décimo primeiro do ano passado. O BVB terminou uma temporada da Bundesliga como a equipa mais forte em casa pela quinta vez em 2022/23 e estava invicto em casa há 15 jogos (13 vitórias e dois empates). No final da temporada, o Colônia também se apresentou como um adversário perigoso fora de casa: o Colônia somou incríveis dez pontos nos últimos quatro jogos fora de casa.

Adeyemi, Bynoe-Gittens e Nmecha estavam disponíveis novamente, de modo que apenas Duranville, Meunier (ambos com problemas musculares) e Reyna (treinamento) estavam ausentes. Foi o mesmo onze de há uma semana na DFB-Pokal em Schott Mainz (6:1).

O BVB claramente deu o tom (79% de posse de bola no primeiro quarto de hora), mas não conseguiu rasgar a densa rede defensiva do Colônia. Quando o Colônia ousou avançar pela primeira vez, até se tornou perigoso: após passe de Ljubicic, Selke arriscou um chute de 16 jardas, Süle se mexeu no meio, fintou - a bola passou rente ao travessão (17º). Após meia hora, o BVB teve sua primeira chance, Brandt finalizou pelo lado esquerdo da grande área, mas Schwäbe defendeu. No geral, no entanto, a equipe não conseguiu profundidade em seu jogo contra um adversário apaixonadamente defensivo.

No início do segundo tempo, pouco mudou no início: o Borussia jogou muito devagar, muito desajeitado, e o Colônia contra-atacou bem. Aos 55 minutos, Kobel evitou o 0:1 com o peito e o pé, por intermédio de Adamyan, que entrou no lugar do lesionado Selke. Quando o Borussia jogou rápido, Reus finalizou de longa distância, mas foi defendido por Schwäbe. 

Nmecha e Moukoko entraram para Can e Haller, e pouco depois Adeyemi para Reus. Faltavam 20 minutos para virar o jogo na direção certa. Mas a terceira e quarta grandes chances do jogo também foram para a conta dos visitantes: Ljubicic chegou a 18 metros do gol em uma oportunidade de chute, só errou o alvo (75º). Em seguida, Adamyan conseguiu uma cabeçada livre no lado esquerdo dos cinco, Kobel parou com o pé (78).

Depois, aos 88 minutos, sexto canto para o BVB, Brandt do lado direito, Nmecha mete de cabeça e sem querer passa para Malen, que coloca para o canto de cinco metros na queda, e a bola quica no canto esquerdo do goleiro.

O BVB enfrenta o Bochum no próximo sábado.

BORUSSIA DORTMUND 1x0 COLÔNIA

DORTMUND: Kobel – Ryerson (84. Hazard), Hummels, Schlotterbeck, Bensebaini (84. Wolf) – Sabitzer, Can (59. Nmecha) – Malen, Reus (70. Adeyemi), Brandt – Haller (59. Moukoko)

COLÔNIA: Schwäbe – Schmitz, Hübers, Chabot, Paqarada – Carstensen, Ljubicic, Martel, Waldschmidt (66. Finkgräfe) – Kainz (66. Olesen) – Selke (52. Adamyan)

Gols: 1:0 Malen (88., Nmecha)