Texto por Colaborador: Redação 20/10/2024 - 16:11

Quase ninguém notou sua mudança no verão passado. Mathis Albert deixou Los Angeles e ingressou no Borussia Dortmund. Agora, o extremo de 15 anos está nas manchetes. No duelo distrital contra o FC Schalke 04, ele imediatamente entrou na lista de artilheiros na estreia no espetacular empate em 3 a 3 na liga juvenil sub-19.

Porém, no empate contra o arquirrival, nem tudo que reluz foi ouro, mesmo para os maiores talentos. Albert cobrou pênalti e não esteve bem no duelo ao sofrer o segundo gol. O teuto-americano impressionou com o primeiro gol do time aurinegro. Ele pegou a bola, entrou e mandou para o canto mais distante.

Albert recebeu seu treinamento de futebol na academia juvenil de Los Angeles. O ala forte e driblador está sob contrato com o BVB desde 1º de julho de 2024 . Ele é considerado um dos talentos mais brilhantes do futebol juvenil dos EUA. O treinador do Schalke também se mostrou entusiasmado. “O que está acontecendo de novo no lado esquerdo. A Bundesliga estará em jogo daqui a dois anos”, comentou Norbert Elgert (67) sobre o desempenho do jovem no Reviersport.

“Nós punimos isso”

A pessoa à sua frente coloca um pouco de água no vinho. Mike Tullberg (38) elogia as qualidades ofensivas de Albert (“faz um ótimo jogo com a bola”), mas critica os erros na defesa. “Isso é punido aqui, mas não é punido onde ele joga”, o treinador sub-19 do BVB aponta as deficiências de jogo do jovem de 15 anos e acrescenta: “Em caso de dúvida, ele não joga no sub-17 com costas. Foi bom que ele tenha visto isso.” Dois gols do Schalke ficaram “um pouco sobre seus ombros”, critica o dinamarquês, mas sabe classificar corretamente os pontos fracos. “É um processo de aprendizagem, ele tem 15 anos, aceitamos isso.” Tullberg continuou: “É exatamente por isso que estes jogos são tão importantes”.

Ele jogou cinco vezes pelos Sub-17 Preto e Amarelo nesta temporada. Ele marcou dois gols. Albert também se mostra preciso em suas aparições pelas seleções juniores dos EUA. Ele já marcou cinco gols em oito jogos pelos Estados Unidos.

 

via bvbwild