A fase da Liga dos Campeões caminha para um final emocionante. Enquanto Bayer Leverkusen, Borussia Dortmund e Bayern da Bundesliga podem esperar a classificação direta para as oitavas de final após seis dos oito dias de jogos, pesos pesados como Manchester City e Paris Saint-Germain ainda precisam lutar por uma vaga nas eliminatórias. Medo por toda parte.
Uma coisa já pode ser dita: a recém-criada fase da Liga dos Campeões não é nada enfadonha. Apenas o Liverpool (18 pontos) e o Barcelona (15) já se classificaram para a fase a eliminar após seis rodadas. Mas mesmo os dois clubes com os melhores resultados neste momento ainda não conseguem planejar com segurança os oitavas-de-final. As posições de um a oito na contagem final são elegíveis para isso.
Quem terminar entre o nono e o 24º lugar terá que fazer o desvio pelos playoffs. As equipes nas posições 9 a 16 receberão cada uma um adversário das posições 17 a 24.
Exemplo: Os times que ocupam as posições nove e dez após a fase liga enfrentarão adversários das posições 23 e 24 nos playoffs. Os participantes do décimo primeiro e décimo segundo colocados duelam com os times do 21º e 22º colocados - e assim por diante. Depois da primeira e da segunda mão ficará claro quem completará as oitavas de final. O time com melhor classificação tem a vantagem de jogar em casa no segundo encontro. A Liga dos Campeões funciona então de acordo com uma chave fixa.
Os principais favoritos precisam tremer na Liga dos Campeões
Qualquer um que pensasse que os principais favoritos, como o atual campeão Real Madrid ou o Manchester City, facilmente chegariam aos oito primeiros e, assim, teriam uma folga da Liga dos Campeões em fevereiro, agora se enganou.
Real Madrid (9 pontos/20º colocado) e Manchester City (8 pontos/22º colocado) estão atualmente nos playoffs, enquanto o PSG (7 pontos/25º colocado) até estaria superado.
Emocionante: Paris Saint-Germain e Manchester City ainda se enfrentarão em duelo direto na próxima rodada (22 de janeiro no live ticker em sport.de ). Perder é proibido, dizem. Os campeões ingleses terão então de encarar o FC Brugge. O PSG finalmente visita o Stuttgart.
Playoffs da Liga dos Campeões aguardam
Os Suábios, por seu lado, também continuam a lutar pelo progresso. Graças à vitória por 5-1 sobre o Young Boys de Berna - a primeira vitória em casa na categoria rainha em 15 anos - o vice-campeão alemão soma atualmente sete pontos e está na 26ª posição, logo atrás do PSG .
Apenas o RB Leipzig (34º colocado) é o único time da Bundesliga que já foi eliminado com segurança da Liga dos Campeões devido a seis derrotas em seis jogos.
O Bayer Leverkusen (13 pontos) está atualmente em quarto lugar e está diretamente nas oitavas de final. Borussia Dortmund (12 pontos/9º lugar) e FC Bayern (12 pontos/10º lugar) também têm boas cartas na corrida pela progressão direta.
Resumo do calendário da Liga dos Campeões
Nos playoffs (11/12 e 18/19 de fevereiro) algumas rebatidas da categoria europeia são possíveis. A partir de agora, por exemplo, Juventus (14º) e Real Madrid (20º) poderão se encontrar. Atlético Madrid (11º) ou AC Milan (12º) podem enfrentar o Manchester City (22º).
A UEFA já conseguiu algo com o modo reformado da Liga dos Campeões. A emoção está garantida até à última rodada da fase do campeonato. Já passou o tempo em que alguns grupos já eram decididos com antecedência.
Esta é a aparência atual dos playoffs da Liga dos Campeões:
Borussia Dortmund (9º)/ Bayern (10º) vs. PSV Eindhoven (23º)/ Dínamo Zagreb (24º)
Atlético Madrid (11º)/AC Milan (12º) vs. Celtic (21º)/Manchester City (22º)
Atalanta (13º)/ Juventus (14º) vs. FC Brugge (19º)/ Real Madrid (20º)
SL Benfica (15º)/ AS Monaco (16º) vs. Sporting CP (17º)/ Feyenoord (18º)