O Borussia Dortmund recebe o Bayern no grande jogo da Bundesliga neste sábado. Muitos meios de comunicação também comparam o encontro entre os atacantes alfa do futebol alemão como um duelo de gerações entre os dois atacantes. O foco está em jovem Erling Haaland e Robert Lewandowski, que há anos atua em nível mundial.
Manuel Neuer conhece os dois. Ele jogou contra o polonês quando ainda atauva contra o BVB, hoje se ajudam nos treinos. O capitão da seleção nacional enfrentou Haaland pela última vez em duas vitórias do time Munique contra os negros e amarelos. "Lewandowski definitivamente tem experiência e um ótimo timing na área", disse Neuer. "Haaland é um jogador que se movimenta muito e joga de forma mais direta devido à sua velocidade."
A qualidade de ambos os atacantes é inquestionável, mas, de momento, não só Neuer vê o jogador do Bayern um pouco à frente. “Lewy é mais ambidestro do que Haaland, que usa muito o pé esquerdo. Espero que ele não me surpreenda com o pé direito”, brinca Neuer. Na Supercola da Alemanha, no final de setembro, o norueguês marcou no goleiro, com a pé esquerda.
Já na Bundesliga, o BVB não marcou nenhum gol nos últimos três jogos contra o Neuer. "Seria ótimo seguir nesta série, mas não será fácil. Sabemos que o Dortmund tem alguns grandes jogadores, especialmente no ataque." Além de Haaland, o BVB provavelmente terá Jadon Sancho ou Marco Reus atuando no setor. Neuer vê isso principalmente como um desafio mental para si mesmo. "Para os goleiros, trata-se de estar psicologicamente totalmente concentrados por 90 minutos", explica o capitão do Bayern antes do jogo mais importante da Bundesliga.